Numa altura em que a eficiência energética é tão importante nas nossas casas, nós explicamos o que envolve ter um chão aquecido.
Comentários: 0
Pés em chão de madeira
Neven Krcmarek/Unsplash

O piso radiante, ou chão aquecido como muitos conhecem, é ainda visto por muitos como um luxo, mas a verdade é que cada vez mais se começa a ver proprietários a considerar esta opção nas suas casas. As vantagens vão além de se ter sempre os pés quentes, e apesar do investimento inicial é um passo para ter uma casa mais eficiente. Explicamos porquê.

O que é o piso radiante?

Casa em remodelação
Andrew Neel/Unsplash

Um piso radiante radiante é, na sua essência, um chão aquecido por um sistema de aquecimento complexo. Quando te dizem que tens um chão radiante, significa que por debaixo do revestimento do chão existe um complexo sistema de tubagens de onde sai o calor que te permite sempre sentir o chão a uma temperatura agradável.

Este tipo de chão pode ser aplicado em qualquer zona da casa, incluindo casa de banho, e não é obrigatório que esteja em toda a área.

Como é que funciona o aquecimento do chão?

O aquecimento de chão pode funcionar por meio de dois sistemas distintos: o elétrico e o hidráulico. Como o nome indica, está diretamente ligado ao tipo de sistema utilizado para o aquecimento do pavimento. Em qualquer um dos casos, há um ponto comum: o termostato. Este aparelho existe sempre em qualquer casa com chão radiante e é nele que se regula a temperatura ideal para o espaço.

  • Sistema elétrico – este sistema destina-se apenas a aquecimento do pavimento e surge da construção de uma malha de resistências elétricas;
  • Sistema hidráulico – este sistema é mais abrangente, e pode ser também adaptado para amenizar o chão durante o período de verão e calor. Ao ser um sistema que consiste na passagem de água por tubos muito finos, é possível que esta seja arrefecida para manter o chão mais fresco nos períodos mais quentes do ano.

Tipos de piso radiante: como escolher?

Depende do objetivo. A diferença está no tipo de conforto pretendido e até no investimento que se pretende fazer. Sendo os dois sistemas caros, podemos afirmar no entanto que o elétrico é mais barato que o hidráulico.

Vejamos, um sistema elétrico será mais barato que um hidráulico, logo à partida, por não precisar de uma sala de máquinas que tenha caldeiras, depósitos ou bombas de calor. Ao ter um termostato em cada sala, permite a regulação da temperatura em cada divisão e por isso o custo acaba por poder ser mais controlado. Esta é portanto uma opção mais eficiente e barata quando falamos em utilização ocasional.

Chão Cozinha
Kam Idris/Unsplash

Mas, se queres mesmo um conforto térmico para todo o ano, valerá mais a pena investir num chão com aquecimento hidráulico. Exige maior intervenção, e portanto será mais caro, mas tem a vantagem de refrescar o ambiente durante o período de maior calor.

No entanto, não existe ainda no mercado um valor de referência para o custo de metro quadrado do piso radiante. Tens sempre de contar com vários fatores como o sistema escolhido, sistema de sustentação do calor, e isolamento térmico.

O piso radiante é eficiente energeticamente?   

Sim. Um bom sistema de chão radiante confere à casa um excelente conforto térmico. O seu sistema de aquecimento complexo, ainda que tenha impacto em implicações estruturais, afeta de forma positiva o espaço onde é aplicado. Vejamos, se tiveres a temperatura do chão controlada, e se não tiveres janelas abertas, ela irá ajudar-te a manter a temperatura da divisão. Nesse sentido, consegues rentabilizar o sistema e não tens necessidade de ligar mais aparelhos para um melhor conforto térmico. Essas são realmente as vantagens dos pavimentos radiantes:

  • Distribuição do calor de forma uniforme;
  • Minimização da perda de calor pelos tetos e paredes;
  • Economia do espaço (o sistema já está incorporado no pavimento).

E, ainda que a maior desvantagem seja o valor do sistema, é importante que percebas que isto se trata de um investimento de médio/longo prazo. O investimento inicial é maior mas depois irá certamente representar um decréscimo na conta da luz e gás ao teres menos aparelhos ligados.

Uma última nota: considera o sistema de chão aquecido em função do pavimento que queres na tua casa. Pavimentos de madeira são, naturalmente, mais confortáveis e quentes logo este poderá ser um bom investimento caso optes por pavimentos de azulejos de pedra.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta