
As opções de casas pré-fabricadas mais pequenas são conhecidas como 'tiny houses'. Caracterizam-se por serem móveis, muito eficientes ou autossuficientes, e por integrarem todo o equipamento de uma casa normal num espaço pequeno. A Serena House constrói minicasas a partir de 25.000 euros, e podes experimentá-las antes de as comprar.
Serena House é uma empresa sediada em Barcelona que iniciou a sua viagem no mundo das minicasas em 2016, construindo a "Les Abers", o seu primeiro protótipo de uma minicasa. Este modelo totalmente autossuficiente ganhou o prémio de turismo sustentável de 2017 em Loire-Atlantique, França. Desde então, mais de 500 pessoas já dormiram nas suas pequenas casas pré-fabricadas.
Como se pode ver, a sustentabilidade é um pilar fundamental no qual se baseiam as pequenas casas da empresa. "Acreditamos num habitat amigo do ambiente, dando prioridade a uma utilização ótima das energias renováveis, para um conforto de vida moderno que responda às necessidades de uma sociedade respeitosa", diz a empresa.

Como é que é uma 'tiny house'?
As 'tiny houses' da Serena House caraterizam-se por serem:
- Funcionais: as suas casas são criadas de acordo com as necessidades de cada indivíduo;
- Isoladas: são habitáveis durante todo o ano. Têm janelas de madeira com vidro duplo, regulação da humidade natural e outras estratégias para viver ao longo das quatro estações;
- Baixo consumo: obtêm eletricidade do sol e são concebidas para poupar 100 litros de água por dia e por pessoa;
- Ecológicas: são construídas com materiais naturais que respeitam o ambiente;
- Personalizadas: cada modelo é especificamente concebido e construído à medida, de acordo com as suas necessidades.
Construir uma "tiny house"
Para aqueles que gostam de carpintaria ou que sempre quiseram construir a sua casa com as suas próprias mãos, a empresa, além de vender modelos pré-estabelecidos, oferece a opção de autoconstruir a minicasa pré-fabricada, o que pode levar a economias consideráveis.
Durante o processo, fornecem-te os dados de contacto dos fornecedores, cuidam da prestação, aconselham-te e oferecem-te apoio telefónico ou por vídeo-chamada para te ajudar com a construção.
Quanto custa uma 'tiny house’?
Como em qualquer casa, o preço de uma minicasa depende de quanto se quer gastar. Tudo tem influência, desde os materiais até ao equipamento, como os aparelhos elétricos, por exemplo. Em termos gerais, isto é o que mais influencia o valor:
- Personalização: No caso da Serena House, quanto mais personalizada for, menos se conformará aos seus padrões de produção, o que significa investigação e desenvolvimento extra que se refletirão no preço da 'tiny house';
- Autonomia: O preço sobe se se optar pela autonomia total. "Se escolher uma solução ligada à rede (água e electricidade), pode haver uma diferença de mais de 10.000 euros em comparação com uma solução 100% autónoma. Custa cerca de 4.000 euros para autonomia elétrica, 3.500 euros para autonomia hídrica (com sistema de filtragem, cerâmica, etc., tanque, bomba incluída) e 2.500 euros para aquecimento a gás", salienta a empresa;
- Materiais;
- Acabamentos;
- Desenho.

Experimentar a 'tiny house' antes de comprá-la
Se tiveres dúvidas sobre se uma 'tiny house' é para ti, a empresa oferece a opção de arrendar uma destas casas para esclarecer as tuas dúvidas e testemunhar em primeira mão como são funcionais e como é confortável viver dentro de uma.
Três formatos
A empresa tem três formatos que podem ser configurados de acordo com os gostos e necessidades do cliente e cuja principal diferença reside no seu tamanho. E são:
- Tiny Mini: 4 x 2,3 x 3,5
- Tiny Escapada: 6,5 x 2,5 x 3,8
- Tiny Penates: 6 x 2,5 x 4
"Cada formato responde a uma necessidade particular, estilo de vida e layout. Embora cada uma das nossas 'tiny houses' seja completamente construída à medida; tendo criado, experimentado e vivido em diferentes casas móveis, concebemos os modelos que acreditamos corresponderem melhor aos usos dos nossos clientes, e que podem ser personalizados como desejarem com a nossa equipa", dizem desde a Serena House.
Preços das 'tiny houses'
A empresa tem uma gama de preços que depende da dimensão e do nível de envolvimento do cliente.
- ‘Tiny house’ autoconstrução: a partir de 25.000 euros;
- ‘Tiny house’ sem água: de 30.000 a 45.000 euros;
- 'Tiny house' chave na mão: de 45.000 a 100.000 euros (dependendo do modelo).
Modelos de 'tiny houses' para comprar
Estes são os produtos da empresa Serena house:
Tiny House Arte-sano

Esta minicasa tem capacidade para duas pessoas, mas tem uma sala de seis lugares convertível , à qual se pode acrescentar uma cama para três pessoas. É autónoma e beneficia da recolha e filtração da água da chuva com um tanque exterior de 1.000 litros e uma máquina de lavar exterior. Graças aos seus painéis solares e à sua rede de gás, esta casa não requer quaisquer ligações ou fundações.
Minicasa Freeland

Esta pequena casa pré-fabricada tem 8 m2, mas não renuncia ao equipamento básico para viver. Tem uma casa de banho, cozinha equipada com forno, fogão e frigorífico. Podes comprar a 'tiny house' como se mostra nas fotos ou personalizá-la ao teu gosto.
Modelo Mimosa

Um dos modelos de maior sucesso da Serena House é a casa Mimosa. Esta pequena casa modular tem uma cama de casal, casa de banho completa, máquina de lavar roupa, frigorífico, lavatório e dois fogões de cozinha. Tem também um tanque de água com capacidade de 1.000 litros e um sistema completo de energia solar.
1 Comentários:
porque nao se ve as casa de banho e os chuveiros ?
Para poder comentar deves entrar na tua conta