
A Croácia poderia ser considerada um dos países europeus da moda. As suas mais de mil ilhas, enseadas e paisagens naturais fazem dele um lugar mágico. Mas não é tudo, o país esconde mil e uma surpresas. Imagina passear por uma encosta cheia de verde e natureza e descobrir uma casa de campo de palha que mistura o tradicional com o mais moderno e exótico.

Uma casa de palha incrível
Esta original e bela casa, desenhada pelo arquiteto Davor Mateković do estúdio Proarh, decidiu juntar a parte mais tradicional das habitações Hiza, características dos primeiros colonos germânicos nas zonas eslavas, com alguma arquitetura moderna. A casa está localizada no condado croata de Krapina-Zagorje, no norte da Croácia, e está situada numa encosta, rodeada de vegetação, perto de Kumrovec.
O arquiteto, na sua descrição do projeto, afirma ter projetado a casa a partir de um Hiza localizada no terreno. Também o adaptou de acordo com as necessidades modernas, respeitando os princípios tradicionais de design local.
Como características principais, a casa manteve a estrutura principal da casa tradicional, à qual foi acrescentada um cubículo de vidro de vanguarda, simulando um alpendre concebido. Para se abrir, o cubículo desliza, formando e imitando ao mesmo tempo um espaço de entrada.

O material por excelência é palha, utilizado para construir o telhado e cobrir a fachada. Por outro lado, encontramos um painel de madeira e pedra, utilizado para formar um passo curioso e original. Todos estes elementos acrescentam toques ecológicos e sustentáveis a esta casa única.
No website da Proarh, Mateković explica que a casa estava estrutural e estaticamente em mau estado, por isso, embora a estrutura original tenha sido mantida, foi renovada tendo em conta as caraterísticas do design e o património arquitetónico local.
A casa é composta por três andares: a cave, o rés do chão e o primeiro andar. As áreas de estar, comer e cozinhar estão localizadas no rés do chão, caracterizadas pelo seu sistema tradicional de organização espacial, criando uma área comum da casa. Entretanto, os quartos estão localizados no primeiro andar.
"O uso inovador da palha, considerada na sua maioria um material obsoleto e esquecido, no telhado e nas paredes, em combinação com uma estrutura portadora de carga de madeira, um cubo de vidro e alumínio, faz desta modesta casa uma subtil homenagem à rica cultura e herança de Zagorje", diz o estúdio de Proarh.
Finalmente, centrando-se na sustentabilidade, Mateković explicou que embora a sustentabilidade como tal não seja uma necessidade em todos os seus projetos, é importante "conceber edifícios energeticamente eficientes", utilizando "materiais de alta qualidade para assegurar um edifício bem isolado, bem como aquecimento, ventilação e ar condicionado eficientes".
Para poder comentar deves entrar na tua conta