Uma das grandes vantagens deste material é que é um dos mais ecológicos que existem. Este modelo foi desenvolvido pela empresa holandesa Dun Agro.
Comentários: 0
Assim é a primeira casa pré-fabricada de 100% cânhamo
Dun Agro

Já não restam dúvidas de que as casas pré-fabricadas ocupam uma posição de destaque no mercado. As razões para esse boom são inúmeras, uma vez que construir sob este método traz várias vantagens, entre as quais podemos salientar, por exemplo, o tempo de construção, a sustentabilidade, a eficiência energética e personalização.

E a verdade é que no mercado de casas pré-fabricadas existem soluções para todos os gostos e necessidades. Existem modelos de uma infinidade de materiais, alguns mais populares, como cimento ou madeira, e outros mais peculiares como o cânhamo.

A empresa holandesa Dun Agro conseguiu a façanha de erguer uma casa pré-fabricada inteiramente feita deste material, de alto a baixo. “Fazer casas de cimento com cânhamo não é novo e está ser feito em todo o mundo. A novidade é a construção pré-fabricada de casas com cânhamo ”, referem desde a empresa.

Como se constrói uma casa pré-fabricada com cânhamo?

O cânhamo é uma variedade de cannabis que já era usada para fazer uma grande variedade de produtos, como roupas, alimentos e biocombustíveis. Ao contrário da marijuana, o cânhamo não contém tetrahidrocanabinol (THC), que é a substância psicoativa da planta.

Assim é a primeira casa pré-fabricada de 100% cânhamo
Dun Agro

O cimento com que construíram a casa pré-fabricada foi obtido através de uma fusão de cânhamo, água e cola. A mistura resultante é então despejada num molde com a forma da fundação da casa. Depois, é preciso esperar três meses até que o molde esteja completamente seco. Depois de concluído o processo, a casa de cânhamo pré-fabricada pode ser transportada e "plantada" onde se desejar.

“Pré-fabricado significa que as peças pré-fabricadas são construídas previamente na fábrica. Isso tem uma grande vantagem sobre a construção de moradias tradicionais, pois qualquer edifício industrializado é construído mais rápido e isso traduz-se num menor preço ”, explicam da Dun Agro.

Assim é a primeira casa pré-fabricada de 100% cânhamo
Dun Agro

No topo do ambientalismo

Uma das grandes vantagens deste material é que é um dos mais ecológicos que existem. “O cânhamo é um material de construção ecológico que usa apenas uma fração da energia exigida pelos materiais de construção tradicionais. Além disso, também absorve CO2 durante o processo de cura”, explica a empresa no seu site.

O cânhamo tem uma grande capacidade de isolamento térmico e acústico, pelo que mantém as divisões de uma casa secas, com uma temperatura ótima e saudável, o que quer dizer que este material tem um impacto positivo na poupança de energia de uma casa.

Assim é a primeira casa pré-fabricada de 100% cânhamo
Dun Agro

Além disso, os materiais de construção à base de cânhamo têm a capacidade de absorver CO2 da atmosfera, o que garante a produção de carbono negativo, ou seja, mais carbono é absorvido quando a planta é cultivada do que posteriormente produzido na produção da planta.

À prova de terramotos

À primeira vista pode parecer que este material é menos resistente do que outros mais tradicionais. Mas não é o caso. Os responsáveis pelo projeto argumentam que a construção em cadeia numa fábrica, como se de carros se tratasse, sob altos padrões de qualidade, é notavelmente superior. E até defendem mesmo que as casas pré-fabricadas de cânhamo que constroem são resistentes a terramotos.

O mercado deste tipo de casa ainda está a arrancar, mas a Dun Agro acredita que é viável fabricar e vender cerca de 500 destas casas por ano. A empresa já enviou o seu modelo para a Austrália.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade