
Tal como sugerem os indicadores, os preços das casas na Irlanda estão a crescer como há anos não acontecia. Na realidade, esta tornou-se uma das principais preocupações da população do país. De acordo com a consultora imobiliária DNG, os preços das casas são agora 11,1% mais altos a nível nacional e 9,4% mais altos em Dublin do que eram em junho de 2020. Como resultado, estão a surgir propostas que procuram minimizar o impacto que isto pode ter.
Entre eles está a organização irlandesa sem fins lucrativos Common Knowledge, que desenvolveu um projeto chamado Tigín Tiny Home. É uma casa móvel de 20 metros quadrados (m2) concebida para ser uma casa inicial acessível para compradores de primeira viagem.

"Common Knowledge é uma empresa social sem fins lucrativos com base na periferia de Ennistymon, na bela costa ocidental da Irlanda. A nossa missão é capacitar as pessoas com as competências necessárias para um lar acessível, sustentável e feliz", explicam no seu website.
O preço é uma das principais atrações desta solução de habitação, pois pode ser adquirida a partir de 55.000 euros. O objetivo dos seus criadores é que a pequena estrutura sirva de passo transitório entre o arrendar e a posse de uma casa, de modo a que os compradores possam mudar-se temporariamente enquanto adquirem a possibilidade de se mudarem para uma casa maior ou se a sua casa principal estiver em renovação.

Em termos de caraterísticas, a Tigin Tiny Home apresenta um design espaçoso realçado por vidros generosos e tetos invulgarmente altos. Um nível inferior contém uma kitchenette, uma casa de banho com chuveiro e sanita de compostagem, um assento de janela dobrável que funciona como uma cama e um sistema de prateleiras para armazenamento. Uma escada leva a um mezanino adormecido que é suficientemente espaçoso para uma cama grande.
Para manter a estrutura suficientemente leve para o transporte, os designers viraram-se para painéis de cânhamo corrugado para o revestimento exterior. Fabricados em colaboração com o produtor inglês de cânhamo Margent Farm, os painéis são criados utilizando fibras de plantas de cannabis e resina à base de açúcar a partir de resíduos agrícolas, produzindo um material que é simultaneamente leve e sustentável.

Este é apenas um dos muitos projetos de apoio à inclusão e ao acesso à habitação da Common Knowledge. Outras ações incluem a possibilidade de criar um kit de construção com desenhos arquitetónicos, uma lista de materiais com alternativas e mais recursos de construção.
Além disso, tem também um centro de ensino que oferece cursos de carpintaria, alvenaria, soldadura e muito mais, com o objetivo de ensinar aos estudantes as competências necessárias para construir a sua própria minicasa. O programa Build School foi lançado em 2022 como parte do Tigin Tiny Home Project e já forneceu a mais de 200 estudantes as competências necessárias para construir casas, à medida que os colocavam já em prática através da construção de alguns exemplos da Tigin Tiny Home.



Para poder comentar deves entrar na tua conta