Presidente da República confere posse a governantes do novo ministério da Habitação e a mais seis novos membros Governo.
Comentários: 0
Nova secretária de Estado da Habitação
Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação Crédito: Universidade de Aveiro

O recém-criado Ministério da Habitação, além de ser o primeiro a existir de forma autónoma na democracia portuguesa (desde o 25 de abril), destaca-se ainda por ser conduzido por duas mulheres, deliberadamente, com perfis complementares. Junto à ministra da Habitação Marina Gonçalves - que, com 34 anos e um percurso político dentro do PS, será a mais jovem da equipa ministerial de António Costa - ao leme das políticas de habitação estará Maria Fernanda Rodrigues. A nova secretária de Estado da Habitação, cujo nome proposto pelo Governo já foi aceite pelo Presidente da República, tem um perfil técnico e académico, marcado por um longo currículo na área da Engenharia Civil. A tomada de posse conferida pelo Presidente da República destas governantes e de mais seis novos membros do XXIII Governo Constitucional vai decorrer esta quarta-feira no Palácio de Belém.

Muito mudou na composição no Governo na transição para o ano de 2023. Na sequência da demissão de Pedro Nuno Santos, ex-ministro das Infraestruturas e Habitação, pela nova polémica na TAP, todo o ministério caiu, tal como confirmou o idealista/news junto de fonte oficial. E, dias depois, o primeiro-ministro António Costa decidiu dividir as tutelas e criar o Ministério da Habitação, nomeando Marina Gonçalves como ministra, e o Ministério das Infraestruturas, liderado por João Galamba.

Agora, já se sabe quem vão ser os novos governantes para estes ministérios, nomeadamente os ministros e os secretários de Estado que vão assegurar as diferentes pastas. De acordo com o site oficial da Presidência da República, os nomeados para estes e outros ministérios são:

  • Ministra da Habitação: Marina Sola Gonçalves
  • Secretária de Estado da Habitação: Maria Fernanda Da Silva Rodrigues
  • Ministro das Infraestruturas: João Saldanha De Azevedo Galamba
  • Secretário de Estado das Infraestruturas: Frederico André Branco Dos Reis Francisco
  • Secretária de Estado da Energia e Clima: Ana Cláudia Fontoura Gouveia
  • Secretário de Estado do Ambiente: Hugo Alexandre Polido Pires
  • Secretário De Estado do Tesouro: Pedro Nuno Pereira de Sousa Rodrigues
  • Secretária de Estado da Agricultura: Carla Maria Gonçalves Alves Pereira

Estes são, portanto, os novos membros do XXIII Governo Constitucional que foram propostos pelo primeiro-ministro e aceites pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A tomada de posse será realizada esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, no Palácio de Belém, pelas 18h00, de acordo com o site da presidência. O Governo passa, assim, ser composto por 18 ministros e 40 secretários de Estado.

Novo Ministério da Habitação: quem são as novas líderes?

Ministra da Habitação
Marina Gonçalves, ministra da Habitação Foto: ©Vida Imobiliária

Pela primeira vez desde 1974, foi criado o ministério da Habitação em Portugal. E esta decisão foi aplaudida por várias vozes, desde o Presidente da República à ex-deputada e autora da nova Lei de Bases da Habitação Helena Roseta, passando por associações do setor imobiliário. Para estes especialistas, a criação do Ministério da Habitação significa que o Governo está a dar sinais de que a habitação é, de facto, uma matéria a dar prioridade, sobretudo num momento em que há falta de casas tanto no mercado de arrendamento como no de compra e venda, um dos principais fatores por detrás da subida a pique dos preços das casas nos últimos anos.

O que António Costa também propôs e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou é que o novo Ministério da Habitação fosse liderado por mulheres. Marina Gonçalves passou de secretária de Estado da Habitação a ministra da Habitação. E Maria Fernanda Rodrigues vai ser a nova secretária de Estado da Habitação.

A nova ministra da Habitação Marina Gonçalves tem 34 anos e é natural de Caminha. Licenciou-se em Direito e foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Foi ainda vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.

A nova secretária de Estado da Habitação Maria Fernanda Rodrigues tem 60 anos e é natural de Águeda, Aveiro. É licenciada e doutorada em Engenharia Civil, tendo o tema final da tese de doutoramento sido o “Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados”. É desde 2001 professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (UA) e ainda diretora da licenciatura e do mestrado em Engenharia Civil na mesma universidade, refere o seu perfil no website da UA.

Ao contrário da maioria dos novos secretários de Estado, que transitam de outros gabinetes governamentais, a nova secretária de Estado da Habitação tem um perfil técnico, marcado por um extenso currículo na área de Engenharia Civil, sendo, por isso, uma profissional com provas dadas na área. Esta lógica complementar de perfis entre a ministra e a secretária de Estado foi uma decisão deliberada dentro do Governo para concretizar o desafio de dar respostas no setor da habitação, segundo apurou o idealista/news.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta