Casas pré-fabricadas de madeira por pouco menos de 10.000 euros: esta é a proposta residencial da Maestro Casas, empresa que fabrica casas na Europa desde 2008. O idealista/news teve oportunidade de entrevistar Adrián Martín García, técnico comercial da empresa.
A Maestro Casas iniciou o seu percurso em 2008, mas a sua atividade só chegou a Espanha em 2018. Desde então, desenvolveram inúmeros projetos e criaram um extenso catálogo de casas pré-fabricadas de madeira.
Quanto custa uma casa de madeira pré-fabricada?
O preço de uma casa pré-fabricada responde a vários fatores. No caso da Maestro Casas, o preço médio por m2 é de 700 euros para a estrutura de habitação em madeira construída com isolamento. "Eletricidade, canalização e casas de banho por cerca de 7.000 euros e a licença também por outros 7.000, embora possa variar dependendo do tamanho", diz Adrián Martín.
“Outros pequenos serviços como pintura e mobiliário ainda não são oferecidos por questões logísticas. Ao longo dos próximos anos, queremos oferecer casas o mais acabadas possíveis, mantendo uma relação qualidade/preço muito competitiva ”, acrescenta o responsável.
No catálogo da empresa é possível encontrar casas que vão desde menos de 8.000 euros, como o modelo Lena, com 31,79 m2, um quarto, casa de banho e cozinha; até 82.250 euros para o modelo Amazon, com 208 m2 e quatro quartos.
As casas de madeira pré-fabricadas são sustentáveis?
"As casas pré-fabricadas unifamiliares nórdicas representam a construção escalável em volume mais sustentável disponível no momento, uma vez que a estrutura principal pode ser totalmente resolvida com materiais naturais (madeira, lã de rocha e telha cerâmica)", diz Adrián.
A madeira com que a empresa trabalha provém de florestas geridas de forma sustentável. É considerada uma construção seca que, aliada ao alto nível de pré-fabricação, resulta em prazos de execução muito curtos.
“A maior parte do trabalho é feita na oficina, o que beneficia não só a ecologia, mas também a saúde e a segurança dos profissionais. Atualmente, a madeira de melhor qualidade/preço para construção vem do norte da Europa. Graças à absorção natural do dióxido de carbono da madeira e ao baixíssimo consumo do seu processamento, a sua pegada de carbono negativa compensa a positiva do transporte, com a construção em madeira a atingir uma pegada de carbono neutra na maioria dos casos”, detalha Martin.
Quanto tempo dura uma casa de madeira pré-fabricada?
“A madeira nórdica é um material único pela alta resistência e baixo peso. É um material muito eficiente em termos de durabilidade, isolamento, ecologia e economia. Foi um dos primeiros materiais de construção do planeta e existem grandes construções de madeira no mundo que duram séculos. Podemos dizer que é um material que não se destaca em nenhuma propriedade específica, mas que, por outro lado, mantém bons níveis em todas elas. É o material mais versátil para a construção," diz Adrián Martín.
Quanto tempo demorar construir uma casa de madeira?
A execução completa de uma casa pré-fabricada costuma demorar seis meses, desde que o cliente já possua o terreno. No caso da Maestro Casas, este tempo inclui a obtenção da licença (a fase mais lenta) e a construção (a mais ágil graças aos avanços tecnológicos da pré-fabricação ).
Podem ser realocadas?
Existem opções de casas móveis no mercado, mas nem todas podem ser realocadas. As casas Maestro Casas permitem isso. “Pode, mas no caso das casas nórdicas é necessário um processo de desmontagem e reinstalação . Historicamente, em Espanha, realocámos uma Escola de Verão nas montanhas de Madrid”, explica Martín.
A procura por este tipo de casa aumentou?
Na internet, as casas pré-fabricadas têm um papel inegável. Mas é fiel à realidade? “Estou no setor há apenas sete anos e tenho visto uma evolução incrível na procura. Mesmo assim, ainda há muito a crescer, no sentido de uma construção ecológica eficiente, para chegar a países da Europa Central como França e Alemanha”, comenta Martín.
Que tipo de habitação pré-fabricada é mais procurada?
As casas mais procuradas são as unifamiliares térreas entre 50 e 150 m2 . Em Espanha, o cliente habitual é uma mulher jovem com um rendimento estável, entre os 30 e os 40 anos.
Quais são as áreas com maior procura?
As zonas mais procuradas, no caso da Maestro Casas são: Catalunha, Comunidade Valenciana, Madrid e Málaga , devido ao volume de estrangeiros. A seguir, viria a zona norte (Rioja, Salamanca, Segóvia, Astúrias...), devido à maior tradição de construção em madeira e ao maior interesse dos locais em passar as férias no campo e na montanha.
“Há uma tendência crescente de as famílias deixarem os seus apartamentos nas grandes cidades e mudarem-se para cidades menores. Esperamos que continue a alargar-se ao resto de Espanha, pois também favorece a construção ecológica e, consequentemente, constrói-se um mundo mais saudável e com maior ligação à natureza”, revela Martín.
Para poder comentar deves entrar na tua conta