Mudar o pavimento (seja por questões estéticas ou funcionais) é uma das formas mais fáceis de dar um ar renovado à casa. Mas a instalação de qualquer pavimento requer cuidados e atenção a vários detalhes. O principal requisito para a boa instalação de qualquer pavimento passa por uma boa preparação do substrato (base de assentamento). Mas diversas vezes, a base onde queremos assentar o nosso pavimento não apresenta as condições necessárias para uma boa instalação dos materiais. Depois, ainda é preciso escolher a opção mais adequada, tendo em conta a divisão.
Neste artigo preparado para o idealista/news, a Tarkett, empresa líder mundial na indústria dos pavimentos, apresenta várias recomendações para instalar e garantir uma boa longevidade dos pavimentos.
Instalar pavimentos
- Verificar o nivelamento do substrato – muitas vezes, a simples observação visual não é suficiente para aferir se a base de assentamento está nas condições ideais, sendo que podem ser utilizadas ferramentas digitais ou um simples perfil de alumínio (com cerca de 2 metros de comprimento) para garantir que os desvios não sejam superiores a 3 mm. O bom nivelamento irá ajudar não só na boa instalação do pavimento, mas também numa maior longevidade e desempenho do mesmo, pois um desnivelamento pode originar alguns efeitos indesejados tais como ruídos ao caminhar, ondulamento das réguas / mosaicos, falência de alguns sistemas de encaixe, entre outros.
- Medir o teor de humidade do substrato – é de extrema importância verificar o teor de humidade da base, e para tal deverá ser usado um higrómetro que se possa medir a humidade de forma não invasiva, ou um teste de CM que envolve a perfuração da betonilha. Os teores de humidade variam consoante os países, fabricantes, aplicações, mas de um modo geral 2% na escala de CM é tipicamente o valor máximo recomendado.
- Garantir que não haja contaminantes da base tais como óleos, químicos ou outras sujidades que possam migrar para a superfície (muitas vezes em conjugação com humidade e/ou fungos).
- Varrer e aspirar toda a base é também uma condição importante para que o suporte esteja o mais limpo e sem impurezas.
- Climatização do material de pavimento a aplicar. Todos os materiais deverão estar dentro das suas caixas entre 24h e 48h antes da sua instalação.
Escolher o pavimento
Após termos cumprido esta breve checklist podemos passar à escolha do nosso pavimento. Existem diversos fatores a considerar na escolha de um pavimento. Além do gosto pessoal, há determinados aspetos que deverão ser levados em conta na escolha do pavimento, entre eles:
- Intensidade do tráfego – o nº de pessoas que habitam um espaço, a proximidade da rua, utilização de rodízios, presença de animais domésticos.
- A dimensão do espaço – alguns pavimentos vinílicos permitem a aplicação em espaços muito amplos sem a necessidade de aplicação de perfis de transição entre áreas.
- O tipo de iluminação do espaço – cores mais quentes normalmente conferem maior acolhimento, cores mais abertas são mais frias, contudo, serão mais indicadas em espaços com pouca luz natural.
- O local de instalação do pavimento – os quartos e sala de estar têm uma utilização diferente da cozinha e casa de banho, ou corredores de acesso.
Outras dicas para garantir a longevidade dos pavimentos
- Utilizar um bom tapete de entrada, com uma boa dimensão e que consiga capturar a maioria da sujidade com eficácia.
- Boa limpeza diária e periódica – além da aspiração, uma boa manutenção é fundamental para garantir uma maior longevidade do pavimento, normalmente um detergente com ph neutro é suficiente para uma boa limpeza.
- Remoção de manchas ou nódoas difíceis o mais rápido possível – algumas manchas terão uma remoção fácil quando agimos com alguma rapidez, no entanto, se deixarmos que as mesmas fiquem em permanência demasiado tempo as mesmas poderão deixar o pavimento com um aspeto encardido e no longo prazo com uma remoção bastante mais difícil.
Hoje em dia existe uma diversidade enorme de pavimentos vinílicos à escolha, desde os vinílicos com sistema de encaixe click, colados ou autoportantes, sendo que todos eles serão válidos, mas cada um deles tem propriedades intrínsecas e com métodos de instalação distintos. Há pavimentos que tradicionalmente são utilizados maioritariamente em espaços comerciais, mas que por motivos de estética ou gosto pessoal são também excelentes escolhas para uma habitação. Um bom pavimento para utilização comercial será sempre uma escolha válida para uma utilização doméstica/residencial mas o inverso normalmente não será válido, pois o nível e intensidade de tráfego dos espaços comerciais são distintos.
Ter em atenção estes pressupostos antes da instalação do pavimento, não esquecendo uma boa manutenção e limpeza, são aspetos determinantes para que o pavimento mantenha o aspeto original por muitos anos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta