Soluções e dicas importantes para ter o melhor dos dois mundos em casa: decoração e natureza duradoura.
Comentários: 0
plantas
La Plantisserie

Artigo escrito por Carlota Pié, da La plantisserie

Consideras-te um 'plant killer'? Ou como quem diz, um assassino de plantas? És daqueles que compra uma planta com todo o entusiasmo do mundo, coloca-a no sítio que há de melhor em casa e ao fim de algumas semanas... adeus? Declarações duras, mas... dura realidade!

Deixamos-te algumas soluções e dicas importantes para cuidar melhores destes pequenos seres vivos e ter o melhor dos dois mundos: decoração e natureza duradoura. 

Luz para plantas

Colocar as plantas no local que fica melhor na casa não é a melhor opção, a priori. Temos que saber quais são as necessidades de cada planta, mas... se não quisermos entrar tanto no assunto, eis uma recomendação infalível:

  • Coloca a planta perto da janela (que se veja o céu, se possível);
  • Muita luz, mas indireta. Nunca luz direta (existem algumas plantas que conseguem viver perfeitamente com algumas horas de sol direto, mas... vamos facilitar).


Se conseguiste fazer isto, já percorreste um longo caminho. 

plantas
La Plantisserie

Substrato e fertilizante para plantas

Sabias que muitas das nossas plantas podem morrer por não terem o substrato/composto adequado?

Quando compramos uma planta, o substrato que vem “de série” é bem básico. Isso significa que a planta vai ficar sem os nutrientes básicos de que precisa a curto prazo e, portanto, estando dentro do seu "armazenamento privado", não pode escolher como se alimentar. Por isso precisamos nutri-la ao máximo, mas... todas as plantas têm de ser alimentadas da mesma forma?

Cada planta tem as suas características e as suas formas de armazenar água, por isso algumas farão bem em ter um substrato bem arejado, outras mais arenosas, outras mais propensas a contrair infecções e para isso precisaremos de adicionar diferentes "ingredientes".

Regar as plantas

Amamos tanto as nossas plantas que as matamos por amor. É importante não regá-las em demasia, pois elas vivem do seu "armazenamento particular" e as raízes não têm escolha a não ser adaptar-se à sua situação. Não podem compensar o excesso de água em outra área menos húmida, portanto:

  • Água por imersão durante cerca de 20 minutos. Com esta técnica a planta escolhe quanta água vai absorver, por isso não vamos regar em excesso.
  • Os vasos devem ter orifícios de drenagem para escoar a água (estes também serão os orifícios pelos quais a água será absorvida com o método de irrigação por imersão). Será importante deixar sair toda a água necessária, após a rega. Uma vez que não solte mais água, podemos colocá-lo de volta no seu lugar. 
  • Lembra-te de que os vasos de plástico retêm a água por mais tempo, pois não são um material poroso e a humidade dura mais, portanto teremos que regar com menos frequência (não com menos quantidade).

Pragas

  • Às vezes, as nossas plantas podem apanhar pragas, especialmente no verão. Observa a parte inferior das folhas e, se encontrares algum inseto, recomendamos que desças até às plantas e leves um produto fitossanitário adequado para matar a praga. Recomendamos separes a planta de outras plantas para que ela não se espalhe.

Bem-vindo ao mundo dos terrários para plantas

Terrários de plantas são cúpulas de vidro com plantas tropicais dentro. Essas plantas vivem de forma autónoma devido ao ciclo da água de evaporação e condensação.

terrários para plantas
La Plantisserie

Quando regamos o terrário, a água é absorvida pelas raízes das plantas e libertada para o ar através das folhas durante a transpiração. Depois, sobe até tocar nas paredes de vidro, onde se condensa em forma de gotas de água que caem e voltam a regar as plantas. Por isso, esses pequenos ecossistemas podem viver muitos anos sem a necessidade de quase nenhum cuidado (regar uma vez por ano).

Existem muitos tamanhos, formas e preços por isso acreditamos que pode ser uma boa solução para ti.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta