
As notas de cobrança para pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) não estarão a ser a chegar a tempo e horas a casa dos contribuintes. Se for o teu caso, não desesperes: há outra forma de ter acesso à nota de cobrança do IMI para o pagamento das prestações. É que o imposto tem de ser pago, mesmo que não tenhas recebido a carta.
O facto de não teres recebido a nota de cobrança do IMI via e-mail ou por carta não é uma justificação válida para falhar o prazo do pagamento do IMI. Recorde-se que o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI sobre os prédios rústicos e urbanos começou no início de maio e termina no fim do mês.
O que fazer para ter acesso à nota de cobrança do IMI
O Fisco relembra que "os sujeitos passivos que pretendam efetuar o pagamento antes de receberem a nota de cobrança podem obter, através do Portal das Finanças, mediante autenticação, a referência para pagamento” em:
- A minha área > Posição integrada > IMI > Documentos de cobrança > Selecionar nota de cobrança ou emitir uma 2ª via da nota de cobrança.
Prazos para pagar o IMI 2023
O pagamento do IMI arranca no mês de maio, e pode ser feito de uma única vez ou até três prestações, dependendo do valor:
- IMI até 100 euros: prestação única, paga em maio;
- IMI superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros: duas prestações, pagas em maio e novembro;
- IMI a partir de 500 euros: três prestações, pagas em maio, agosto e novembro.
Não é obrigatório pagar o IMI em prestações se este for superior a 100 euros. Em todos os casos, o contribuinte pode optar por liquidar o IMI de uma só vez em maio.
Para poder comentar deves entrar na tua conta