Batizada de Ark Cabin, foi concebida por um gabinete de arquitetura chinês e está localizada na cidade de Wuhan.
Comentários: 0
casas ecológicas
Ellen Eberhardt

Numa das áreas mais povoadas do planeta, como é o caso do sudeste asiático, muitas pessoas procuram uma forma de escapar para um ambiente natural que lhes permita ligar-se à natureza. Para tal, optam por casas ou cabanas pré-fabricadas que não só são fáceis de fabricar, transportar e instalar, como também têm materiais sustentáveis, que respeitam o ambiente onde são construídas. Esta essência é o que o gabinete de arquitetura chinês Advanced Architecture Lab [AaL] de Wuhan procurou criar na conceção e construção da sua Ark Cabin.

As partes de um habitat natural

A Ark Cabin foi concebida como um alojamento sazonal ou de férias, pronto para acomodar famílias de quatro pessoas. A primeira cabana instalada está localizada no meio da floresta, mas com todo o conforto, e onde os proprietários participaram até na sua construção.Imagen que contiene piso, interior, madera, hecho de madera
Descripción generada automáticamente

A peculiaridade desta cabana é os seus grandes telhados com formas triangulares e uma inclinação acentuada sobre um corpo central retangular muito estreito. Esta forma simula uma árvore com um tronco e uma grande copa.

Na sua intenção de conetar a casa com a paisagem arborizada, os telhados terminam com grandes telheiros que cobrem os vários terraços em redor da cabana, criando muitos espaços exteriores. Isto cria uma estrutura versátil, integradora e funcional.

Interiores íntimos e humildes

O interior é dividido em duas partes por um espaço aberto na parte central da cabana. De um lado há uma sala de leitura com uma lareira a lenha e do outro há uma pequena sala de estar e uma casa de banho.

Una chimenea en una sala
Descripción generada automáticamente con confianza media

A cabana tem um andar superior ao qual se acede por uma escada na extremidade superior da mesma. Neste andar superior estão os quartos. São duas divisões do sótão com um telhado pontiagudo e uma bela clarabóia.

Uma cabana com uma pegada ecológica mínima

A construção desta cabana define-a como arquitetura sustentável por várias razões. Durante a sua instalação, nenhuma árvore foi abatida, nem a topografia ou a textura orgânica do terreno foram alteradas. De facto, a cabana não foi construída diretamente no chão e encontra-se elevada. Isto significa que as fundações não são prejudiciais para a fauna e flora do solo onde se encontra.

Em termos de materiais, a cabana é feita de madeira finlandesa, que é montada através de painéis que simulam o contraplacado. O telhado é feito de telhas de madeira carbonizada utilizando a técnica tradicional japonesa Shou Sugi Ban, proporcionando assim ao telhado proteção contra os elementos externos.Casa de madera en el bosque
Descripción generada automáticamente con confianza media

Para além de ser sustentável, Ark Cabin é também definida como arquitetura orgânica, uma vez que integra a construção com o meio envolvente. A ideia de conexão através de todo o revestimento de madeira procura a simbiose com a floresta e que não exista uma diferença clara entre o interior e o exterior. O objetivo é fazer com que os habitantes ou hóspedes da cabana se sintam o mais próximos possível da natureza.

Por outro lado, os sistemas de aquecimento, ventilação e eletricidade foram meticulosamente escondidos atrás das paredes de madeira, criando um acabamento limpo, suave, mas ao mesmo tempo quente e elegante.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta