
A vida nos bairros portugueses é desde sempre muito tentadora para quem gosta de viver em comunidade e estabelecer uma estreita relação com os seus vizinhos, podendo bater-lhes à porta para pedir um ramo de salsa, ou um pouco de arroz que acabou inesperadamente.
Após o período de pandemia, são muitos os portugueses que sentem necessidade de voltar a participar ativamente na vida local, que só a proximidade física do bairro permite. Principalmente, numa altura tão característica como os Santos Populares. A festa sai à rua em força, os bairros esperam ver a sua marcha desfilar pela avenida e o cheiro a sardinha assada invade as casas e os corações.
Para que os Santos Populares de 2023 sejam inesquecíveis, ou já a pensar nos arraiais do próximo ano, decidimos reunir as melhores casas à venda nas cidades e nas suas periferias que te vão ajudar a fortalecer os laços com a vizinhança ao início de cada dia e participar nas grandes festividades de junho.
A vida de bairro: proximidade entre a comunidade

Viver em bairros no centro de cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Faro ou Funchal, permite aos seus residentes encontrarem-se regularmente, conhecerem-se e fortalecer as suas relações de amizade. Quando vives num bairro podes pedir ajuda aos vizinhos, sempre prontos a atender qualquer uma das tuas necessidades.
A proximidade num bairro pode incentivar, inclusive, à colaboração e a participação ativa em eventos tradicionais. Todos sabemos que o ambiente de bairro é sempre de alegria e festa, com arraiais e feiras acompanhados com comes e bebes, como sardinhas na brasa e bifanas bem quentinhas.
Viver num bairro tradicionalmente português é como estar praticamente numa aldeia dentro da grande metrópole, afinal todos se conhecem e estão prontos para dois dedos de conversa.
Vantagens de viver na cidade nos Santos Populares (e todo o ano)

Gostarias de viver numa grande cidade ou bem próximo dela? Viver numa grande cidade portuguesa oferece várias vantagens, além do sentido comunitário dos seus bairros:
- Ofertas de emprego: nas grandes cidades as oportunidades são mais diversificadas em comparação com as áreas rurais. Alguns destes trabalhos permitem partilhar experiências únicas com colegas, que são a maneira certa para acabar com a solidão;
- Diversidade: os meses de verão são sempre de grande festa, onde portugueses e estrangeiros de diferentes origens e culturas se conseguem reunir. Em algumas cidades há opções musicais, gastronómicas e culturais para todos os gostos;
- Educação de qualidade: porque a vida nas grandes cidades não é só festa, poderás encontrar em Lisboa ou Porto algumas das melhores escolas e universidades do país e até da Europa. Isto permite aos pais com filhos estarem descansados porque terão acesso a uma educação de qualidade mais próxima;
- Mobilidade: porque Lisboa ou Porto não são cidades muito extensas, é possível percorrer os seus principais bairros a pé. Estarás a realizar o exercício necessário para assegurar a boa forma física e, ao mesmo tempo, contribuir para a mobilidade sustentável;
- Segurança: o sentido comunitário oferecido nas cidades portuguesas ajuda os seus habitantes a se sentirem mais seguros. Além disso, a boa iluminação, a variedade de negócios e serviços, a presença constante de pessoas pelas ruas e o policiamento, vão garantir qualidade de vida.
- Santos Populares: as festas espalham-se um pouco por todos os bairros, as ruas enchem-se de cor e música e, muitas vezes, procuram-se voluntários para ajudar desde a preparação da festa ou como participantes nas marchas populares.
Mesmo assim, nem todos os bairros das cidades portugueses oferecem a mesma proximidade entre habitantes. Convém sempre percorrer as ruas e perceber se o nível de interação social é aquele que procuras.
Desvantagens de viver numa cidade portuguesa

Também existem algumas desvantagens a serem consideradas relativamente ao facto de viver numa cidade ou bem próximo dela:
- Custo de vida mais alto: os centros históricos e urbanos estão cada vez mais caros, não só no preço das casas e apartamentos à venda, como também nos serviços de primeira necessidade. Alguns dos preços têm diferenças elevadas em relação às zonas periféricas, o que podem afetar o orçamento familiar;
- Vida mais agitada: os principais bairros de Lisboa e do Porto ganham outra vida no mês dos santos populares e tendem a ser mais movimentados e barulhentos em comparação com áreas rurais. O ritmo acelerado pode prejudicar a escolha de algumas pessoas que sonham mudar para a cidade;
- Escassas áreas verdes: a falta de contato direto com a natureza e o aumento da poluição sonora e visual são consideradas desvantagens para aqueles que procuram ambientes sempre limpos.
Tradições dos santos populares em Lisboa
Durante o mês de junho, com ponto alto na noite de 12 de junho, Lisboa ganha uma nova vida, onde cada bairro mostra a sua própria autenticidade. Comprar uma casa ou apartamento na capital portuguesa nesta altura é um privilégio, porque poderás ver e viver a cidade, decorada com muita cor, manjericos e com um cheiro constante a sardinhas.

Num dos imóveis dos bairros da Alfama, da Mouraria e da Graça, poderás sentir a boa energia bem perto, conhecer novas caras e dançar com música ao vivo em cada esquina. Deixa-te contagiar pela animação com os melhores apartamentos à venda em Lisboa a partir de 80.000 euros.
Tradições dos santos populares no Porto
Depois do Santo António, vem o São João, e o norte do país reivindica muito calor e fogo pelas suas ruas. Se adoras brincar com martelos, percorrer ruas decoradas com balões, a Festa de São João no Porto na noite de 23 a 24 de junho é a tua cara e as zonas ao redor da Avenida dos Aliados e da Ribeira são mesmo para ti.

Ainda vais a tempo de comprar um apartamento no centro do Porto, disponíveis a partir dos 50.000 euros, e marcar lugar para o impressionante fogo de artifício combina luz com muita música pelos ares. Tens aqui a oportunidade certa para te mudares para uma cidade cada vez mais apelativa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta