A Casa da Pipa é um protótipo da Bernardes Arquitetura. É feita de materiais de alta qualidade e respeita o ambiente.
Comentários: 0
Casa Pipa
Foto: Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Porto Feliz, no Brasil, para conhecer a Casa Pipa. Esta casa pré-fabricada foi desenvolvida como protótipo pela Bernardes Arquitetura, em parceria com várias empresas e empreendedores que decidiram embarcar neste ambicioso projeto com o objetivo de construir um produto que pudesse ser replicado e vendido em módulos para outros clientes. O projeto foi pensado com dois eixos que seriam fundamentais: eficiência energética e controlo tecnológico.

O resultado é esta fantástica casa pré-fabricada cujas unidades modulares permitem arranjos personalizados e minimizam o desperdício resultante do processo de fabricação. "A casa foi projetada para eficiência construtiva por meio de um sistema industrializado que permitiu sua rápida execução e baixíssima produção de resíduos", ressalva a Bernardes Arquitetura.

Casa Pipa
Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

O seu sistema estrutural em madeira laminada colada de eucalipto faz com que a casa se adapte a diferentes locais, permitindo a sua reprodução em inúmeras variações, proporcionando uma grande diversidade de composição e a possibilidade de diferentes acabamentos.

Casa Pipa
Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

Neste caso específico, esta casa, que desempenha o papel de protótipo, é composta por três volumes principais ligados por um corredor que corre ao longo da estrutura. A área total atinge os 500 metros quadrados (m2). Cada um dos volumes oferece características adaptadas às funções que irá desempenhar.

Casa Pipa
Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

No maior volume está a cozinha e uma grande sala de estar com área de jantar em plano aberto, onde portas de vidro deslizantes de altura total se abrem para o exterior, criando interiores luminosos e arejados. No final do corredor estão dois volumes menores de tamanho igual, cada um com um quarto que se abrem para um terraço. Uma das vantagens é a facilidade de criar novos espaços. Por exemplo, quem quiser adicionar alguns quartos, basta adicionar módulos. 

Casa Pipa
Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

Cada módulo contém um sistema de climatização, ou seja, um sistema de ar condicionado e ventilação, cuja principal vantagem é que permite operar de forma independente, o que torna a casa mais eficiente em termos energéticos.

Casa Pipa
Ruy Texeira|Bernardes Arquitetura

Desta forma, a casa possui sistemas de aquecimento individualizados e instalações elétricas e de ar condicionado divididas em módulos, simplificando a sua manutenção e operação. As paredes exteriores em painéis pré-fabricados de betão, com sistema de fachada ventilada, garantem uma boa resposta térmica e manutenção zero, pois não é necessário retocar a camada de pintura. Além disso, o projeto levou em conta a necessidade de criar uma casa que se destacasse pelo seu bom isolamento térmico, de modo que, uma vez construída, exigisse o mínimo de manutenção.

O resultado parece estar alinhado com o objetivo inicial dos seus criadores, de alcançar um produto com materiais de alta qualidade e tecnologia ecologicamente correta, combinando acessibilidade e design contemporâneo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta