Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas eficientes

Últimas notícias sobre "Casas eficientes" publicadas em idealista.pt/news

Estratégia de Longo Prazo para Renovação de Edifícios aprovada

A Estratégia de Longo Prazo de Renovação de Edifícios (ELPRE), que dá cumprimento à revisão da diretiva europeia sobre o desempenho energético dos edifícios, que determina a obrigação de cada Estado-membro desenvolver uma estratégia de longo prazo para apoiar a renovação, até 2050, de edifícios residenciais e não residenciais, públicos ou privados, para o converter num parque imobiliário descarbonizado e de elevada eficiência energética, foi aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República esta quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021.

Notícia sobre:
Riccardo Annandale on Unsplash

Como tornar as casas mais eficientes

Os portugueses vivem em desconforto térmico 95% do ano e só um terço dos edifícios construídos após 1990 cumprem os requisitos de eficiência energética. Quer isto dizer que a ineficiência energética chega a casa de muitas pessoas sem pedir licença. A escassez de casas eficientes no país é, de resto, um problema que ganha força nesta altura fria do ano e que se faz ainda mais sentir no momento atual de crise pandémica, já que as pessoas passam mais tempo no aconchego do lar. Problema esse que não parece estar a passar ao lado do Governo, que lançou um conjunto de ajudas. Falamos do Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis, operacionalizado pelo Fundo Ambiental e com o apoio técnico da ADENE – Agência para a Energia. As candidaturas aos apoios (por parte de particulares) já arrancaram. Como se poderá, então, tornar a casa mais eficiente? Que ajudas existem? Preparámos um especial que responde a isto e muito mais.

Notícia sobre:

Casas mais eficientes: programa de apoio do Governo já atingiu um milhão em pagamentos

O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis, operacionalizado pelo Fundo Ambiental e com o apoio técnico da ADENE – Agência para a Energia, já atingiu um milhão de euros em pagamentos. “Esta verba corresponde a 521 candidaturas validadas pela comissão de avaliação, sendo o valor médio do incentivo atribuído por candidatura de 1.900 euros”, adiantou o Ministério do Ambiente e Ação Climática. Quer isto dizer que já foi atribuído quase um quarto do valor total do apoio (4,5 milhões de euros), isto em menos de três meses – as candidaturas arrancaram em setembro e terminam a 31 de dezembro de 2021. 

Notícia sobre:

Famílias carenciadas terão 'vouchers' para melhorar eficiência energética dos edifícios

Está previsto o adiantamento de ‘vouchers’ para famílias carenciadas investirem na melhoria da eficiência energética dos edifícios, revelou esta segunda-feira (2 de novembro de 2020) o ministro do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), João Pedro Matos Fernandes. O governante não se comprometeu, no entanto, com financiamento das obras a 100%, como propõe o PSD. E mais: adiantou que já foram assinados “mais de 100 contratados” no âmbito do Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis, que foi lançado dia 7 de setembro.

Notícia sobre:

Eficiência energética dos edifícios: Governo garante cumprir exigências de Bruxelas

O Governo garantiu que vai entregar a Bruxelas os relatórios em falta sobre eficiência energética dos edifícios até ao final do ano, como previsto, cumprindo o prazo dado pela Comissão Europeia (CE) e sem qualquer procedimento por incumprimento.

Notícia sobre:

Como tornar as casas mais confortáveis e eficientes, diminuir a pegada ambiental e... poupar

O Governo lançou um programa de incentivos que visa apoiar a realização de obras em casa, com o objetivo de melhorar a eficiência energética dos imóveis. As candidaturas ao Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis já estão abertas, mas neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos algumas dicas que ajudam a tornar as casas mais confortáveis e eficientes, a diminuir a pegada ambiental e a... poupar. Isto através de reparações que tu mesmo poderás fazer.  

Notícia sobre:
Freepik

Casas mais eficientes: perguntas e respostas sobre apoios que o Governo vai dar para fazer obras

Desde a colocação de janelas eficientes até à instalação de painéis fotovoltaicos, ou mudança de torneiras das casas de banho, lava-loiças, chuveiros, autoclismos: cada proprietário poderá receber um apoio de até 15 mil euros, com um limite de 7.500 euros por habitação (desde que construídas até ao final de 2006). O programa arrancou oficialmente no início desta semana, a 7 de setembro de 2020, e as candidaturas já estão abertas. No total, o Governo tem 4,5 milhões de euros para dar a quem quiser fazer pequenas obras em casa para torná-la energeticamente mais eficiente. 

Notícia sobre:
Freepik

Obras em casa: tudo sobre os novos apoios que o Governo vai dar para tornar os imóveis mais eficientes

Quem quiser fazer obras em casa para melhorar a eficiência energética vai poder candidatar-se a um novo programa de incentivos do Governo para a promoção de imóveis mais sustentáveis. Os apoios destinam-se a todas as pessoas singulares proprietárias de frações ou edifícios de habitação, construídos até ao final de 2006, e abrangem desde a colocação de janelas mais eficientes, isolamento térmico, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, até painéis fotovoltaicos ou eficiência hídrica, entre outros. O idealista/news preparou um guia completo sobre os projetos apoiados, valores concedidos, regulamento e processo de candidaturas, com base na informação oficial veiculada pelo Ministério do Ambiente.

Notícia sobre:
15 casas inteligentes à venda em Portugal

15 casas inteligentes à venda em Portugal

Notícia sobre: