Entre janeiro e junho, entidades não residentes investiram 1881,08 milhões em imobiliário - 93,9% do total de transações de IDE.
Comentários: 0
investimento imobiliário
Foto de RDNE Stock project no Pexels

Nos primeiros seis meses do ano, as transações de investimento direto estrangeiro (IDE) em Portugal totalizaram cerca de 2.000 milhões de euros. E segundo dados do Banco de Portugal (BdP), este “valor correspondeu sobretudo ao investimento imobiliário realizado por não residentes em Portugal”.

Segundo uma nota estatística do BdP, divulgada no dia 29 de agosto de 2023, no final de junho, o ‘stock’ de investimento direto estrangeiro em Portugal (IDE) era de 174.000 milhões de euros (69% do Produto Interno Bruto (PIB)), e o ‘stock’ de investimento direto de Portugal no exterior (IPE) totalizava 66.000 milhões de euros (26% do PIB).

O banco central revela que “ambos os ‘stocks’ têm vindo a aumentar desde 2008, embora a ritmos diferentes: o IDE mais do que duplicou entre o final de 2008 e o final do primeiro semestre de 2023, enquanto o IPE cresceu 26%”, detalha o banco central.

Imobiliário com grande peso no IDE

Os dados do BdP apontam ainda que, de janeiro a junho, as transações de IDE totalizaram 2.002,18 milhões de euros.  Segundo informação avançada pelo regulador ao jornal Público, desse valor, 93,9% (ou seja, 1881,08 milhões de euros) foram canalizados para Portugal em formato de investimento imobiliário.

No total, foram investidos em imobiliário por entidades não residentes em Portugal 850,7 milhões entre janeiro e março e mais 1030,38 milhões entre abril e junho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta