
Se há tarefa doméstica que a maioria dos comuns mortais prefere não fazer, essa tarefa é, sem dúvida, a limpeza da sanita. No entanto, é algo de que não podemos fugir e é por isso que te vamos ajudar com algumas dicas.
Limpar a casa de banho e, sobretudo, a sanita, é de extrema importância para a higiene de todos os moradores do lar. Por ser um local que acumula bactérias e germes, uma má higiene desta zona pode trazer problemas a nível de saúde, causar mau odor e, ao longo do tempo, vai criando manchas e tons amarelados difíceis de remover.
Posto isto, já percebeste, certamente, a importância da realização desta tarefa doméstica e de fazê-la de forma correta e eficaz.
Limpeza da sanita: quais os materiais necessários?

Como em qualquer tipo de limpeza, é importante escolher bem os materiais e tipos de produto a utilizar. Assim sendo, vais precisar de:
- Luvas de borracha ou descartáveis, para proteger as mãos da sujidade e do contacto direto com os produtos de limpeza;
- Balde e água;
- Detergente;
- Água sanitária;
- Piaçaba ou escova de cerda, para esfregar toda a zona interna da sanita;
- Spray de limpeza;
- Desinfetante, para deixar um cheiro agradável;
- Esponja ou pano, para passar no assento;
Como fazer a limpeza da sanita

Se já tens todo o material necessário, vamos agora avançar para o processo de limpeza.
Coloca cerca de 8 gotas de detergente num balde com 1 litro de água e deita a mistura no interior da sanita, ou, se preferires, deita diretamente o detergente, usa o piaçaba ou uma escova de cerda e deixa atuar por uns minutos.
Aproveita esse tempo para limpar a parte externa. Pega no spray de limpeza e num pano ou esponja e passa bem em todas as partes exteriores: assento, autoclismo, dobradiças, base e tampo.
Terminado este processo, volta a focar-te na limpeza interna. Escova bem toda a zona e, em seguida, coloca uma colher de sopa de água sanitária dentro de um balde com 1 litro de água e despeja a mistura no interior da sanita. Dá descarga e finaliza com um desinfetante.
Os melhores produtos para remover manchas e tons amarelados da sanita
Quando se trata de uma limpeza mais a fundo, naqueles casos mais complicados em que já existe manchas amareladas na sanita, o melhor a fazer é usar os produtos mais eficazes para este efeito e, muitos deles, são apenas misturas caseiras.
Bicarbonato de sódio e vinagre

E falando em misturas caseiras, a mais usada é o bicarbonato de sódio com vinagre, excelente para remover as manchas da sanita.
Basta que coloques sobre as manchas da sanita uma chávena de vinagre e que deixes atuar durante cerca de um minuto. Em seguida, adiciona uma chávena de bicarbonato de sódio e mais duas chávenas de vinagre e deixa efervescer e atuar durante mais cinco minutos. Para terminar, basta passares com o piaçaba ou escova, fechar a tampa da sanita e dar descarga no autoclismo.
Cloro
Todos sabemos que o cloro é muito usado no tratamento das águas, pois apresenta um grande poder bactericida. Por esse motivo, podemos também usá-lo, de forma pura, na limpeza do interior da sanita. Podes também usá-lo diluído em água para limpar outras zonas da casa de banho, como os lavatórios, por exemplo.
Água sanitária
Com 2,5% de cloro ativo, a água sanitária, ainda que diluída, é também um excelente aliado na desinfeção, pois elimina bactérias e germes.
Removedor químico
No caso de te deparares com a sanita com manchas mais difíceis de remover e já teres tentado as opções anteriores sem sucesso, aconselhamos-te a avançar para um removedor químico.
Coloca as luvas, deita um pouco do produto no interior da sanita e esfrega com piaçaba ou escova. Deixa atuar por 30 minutos, em seguida deita água sanitária na zona e esfrega uma vez mais. No final, apenas fecha o tampo e dá descarga.
Lavar o piaçaba
Não menos importante que tudo o resto aqui falado, é a limpeza do piaçaba. Quando terminares a limpeza da sanita, enche um balde com água quente e lixívia e coloca lá o piaçaba, deixando-o por cerca de meia hora. Depois desse tempo, retira-o e passa-o por água quente.
Com que frequência devemos fazer a limpeza da sanita?

A periodicidade varia de casa para casa. Certamente a frequência deste tipo de limpeza numa casa com duas pessoas não será, ou não deverá ser, a mesma numa casa com cinco ou seis habitantes.
No geral, uma limpeza rápida de três em três dias é o suficiente, mas deve ser complementada por uma limpeza semanal mais profunda. Caso não cumpras esta periodicidade, consequências como a acumulação de bactérias e germes será uma situação inevitável, além do aparecimento de manchas que poderão ser difíceis de remover.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta