
Para manteres a tua salamandra a pellets em excelentes condições, a limpeza é um procedimento fundamental para a eliminação dos resíduos da combustão. Portanto, é legítimo perguntar: o que fazes com as cinzas do teu recuperador de calor a pellets? As cinzas produzidas como resíduo da salamandra devem ser descartadas em sacos biodegradáveis para serem para serem depositadas no contentor do lixo orgânico.
Os recuperadores de calor a pellets, além de serem uma alternativa ecológica, também apresentam outra vantagem: as cinzas produzidas podem ser aproveitadas de diversas formas. Isto depende da qualidade do produto residual, que pode ser de bom nível, de modo a permitir a reutilização nos campos agronómico e doméstico.
Os melhores métodos para remover as cinzas de pellets da salamandra são os mesmos usados para a madeira tratada, embora método de eliminação da mesma possa variar. No artigo de hoje, descobre onde podes deitar as cinzas de pellets e algumas dicas simples sobre a reutilização das mesmas.
Onde se deita as cinzas do pellet?

Quem tem uma salamandra a pellets sabe que se trata de um dispositivo que utiliza um combustível ecológico e natural, uma fonte de aquecimento limpa e não poluente. Contudo, o pellet, uma vez queimado, deixa resíduos. A composição química das cinzas varia consideravelmente dependendo do tipo de madeira utilizada, bem como do método e temperatura de combustão.
Normalmente, as cinzas são compostas por materiais fortemente oxidados com pontos de fusão e vaporização muito altos, semelhantes aos compostos iónicos dos metais, especialmente carbonatos e óxidos. Além disso, estas cinzas contêm uma quantidade significativa de minerais e são completamente isentas de humidade.
Onde se deita a cinza do pellet? A melhor forma de eliminar as cinzas de uma salamandra a pellets é recolhê-las em sacos biodegradáveis, que depois devem ser colocados no contentor do lixo orgânico.
O que se deve fazer com o pellet não usado?
O pellet não utilizado e que não é armazenado nas condições ideais (por exemplo, o pellet deixado numa sala com uma elevada percentagem de humidade) precisa de ser descartado e tratado corretamente. O ideal é ires a um aterro ou ponto de recolha para entenderes as condições do produto é a escolha ideal para compreenderes como e onde deves descartar estes resíduos.
Em que contentor se deita a cinza?
Os contentores de resíduos orgânicos são os destinados para o descarte das cinzas, mas apenas quando o resíduo sólido deriva de madeira ou biomassa. No caso em que as cinzas resultem da queima de outros materiais, estas devem ser descartadas no contentor do lixo indiferenciado.

Como limpar uma salamandra a pellets?
Depois de saberes onde se deve descartar as cinzas, é importante conheceres o procedimento de limpeza do recuperador de calor a pellets para manteres este em ótimas condições. As ferramentas mais úteis são as seguintes:
- Aspirador de cinzas - é um eletrodoméstico feito especialmente para cinzas, retendo as micropartículas do resíduo, sendo mais eficaz do que um aspirador comum;
- Escovas secas e escovilhões - os primeiros resíduos presentes na área da estufa podem ser recolhidos manualmente com uma escova, mas para alcançar os cantos mais incrustados, vais precisar de um escovilhão;
- Detergentes para vidros e grelhas - existem no mercado produtos específicos para limpar orifícios e superfícies da câmara de combustão da estufa, onde muitas vezes se acumulam micropartículas e resíduos. O detergente deve ser aplicado num pano limpo para esfregar as áreas sujas.
Este conjunto de ferramentas é ótimo para intervenções regulares e feitas por ti. A limpeza da área, do compartimento, do trocador de calor e das superfícies internas e externas da salamandra a pellets são operações que podem ser repetidas 1-2 vezes por mês no inverno e de forma mais esporádica durante os outros meses do ano.
Quando se fala de uma limpeza mais detalhada da salamandra a pellets, refere-se a uma manutenção mais minuciosa geralmente realizada por um técnico especializado. Enquanto o canal de cinzas pode ser limpo autonomamente com o aspirador de cinzas (em sistemas de aquecimento de dimensões pequenas), a limpeza da chaminé requer habilidades específicas.

Reciclar as cinzas da salamandra a pellets: guia para reutilização
A conveniência da salamandra a pellets reside no excelente equilíbrio entre o rendimento de energia produzida, o preço de compra e a redução da poluição. Nem sempre é necessário perguntar onde se deitam as cinzas do pellet, pois o recurso à reciclagem surge como uma prática alternativa e sustentável em relação ao simples (mas correto) descarte destes resíduos.
Entre os diferentes usos alternativos das cinzas do pellet em comparação com a sua recolha em sacos biodegradáveis para colocar no contentor do lixo orgânico, os mais conhecidos são:
- Jardinagem - as cinzas do pellet podem ser usadas como fertilizante para solos com pH ácido e como repelente de pragas. De facto, as cinzas contêm alguns elementos, como potássio, cálcio, magnésio e zinco;
- Limpeza doméstica - uma mistura de cinzas peneiradas e água morna pode ser utilizada para limpares utensílios de cozinha e para polir o aço;
- Fabrico de sabão e lixívia - a reutilização das cinzas do pellet pode levar à produção de sabonetes e detergentes naturais.

No entanto, é importante garantires a qualidade das cinzas e, especialmente, a sua origem: usar as cinzas como fertilizante nem sempre é a melhor opção, pois numa planta mais sensível as substâncias de um produto residual podem ser prejudiciais possivelmente contaminado pela queima de outros materiais (como papel de jornal ou vidro resinado) e esta não ser a opção mais ideal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta