As salamandras a pellets podem custar entre 550 e mais de 3.000 euros, consoante a potência, versatilidade e material de construção.
Comentários: 0
Salamandras a pellets
GTRES

No arranque de 2022, os termómetros registaram temperaturas acima do normal para esta época do ano. Os termómetros atingiram os 20 graus em algumas zonas do país, mas é esperado que os próximos dias tragam as temperaturas típicas desta estação. Com a chegada do frio, é preciso aquecer a casa, e de entre as várias opções destacam-se as salamandras a pellets. Afinal, quais são as vantagens e preços deste tipo de aquecimento? E como escolher?

As salamandras a pellets são equipamentos que recorrem à queima de pellets para produzir o calor necessário para o aquecimento de uma divisão. Podem aquecer várias divisões caso opte por um modelo capaz de transmitir o calor através de condutas, tal como a explica a Deco Proteste, num guia explicativo sobre o tema.

De acordo com a publicação, existem modelos com vários níveis de potência que devem ser ajustados ao espaço a climatizar. Os modelos apresentam um depósito interno de pellets, cuja alimentação automática permite que operem durante períodos alargados de tempo sem a intervenção direta do utilizador. Estes equipamentos disponibilizam a possibilidade de programação de funcionamento, uma mais-valia de controlo.

Vantagens e poupança da salamandra a pellets

Ao utilizares pellets de origem sustentável estás a usar uma fonte de energia renovável que pode ser considerada como quase neutra de um ponto de vista de emissões de CO2, segundo a Deco Proteste. Também tem uma pegada ambiental mais reduzida face a outras fontes de energia de origem fóssil, contribuindo para um reforço da descarbonização dos consumos associados ao aquecimento das habitações. Ao mesmo tempo, aposta-se numa diversificação de fontes de energia e dinamiza-se o setor e a indústria nacional florestal. O muito baixo custo de kWh de energia é outra vantagem muito significativa deste tipo de salamandras.

Dicas para aquecer a casa
GTRES

Quanto custa uma salamandra a pellets?

De acordo com os cálculos da Deco Proteste, o preço de uma salamandra a pellets pode variar entre os 550 e mais de 3.000 euros, consoante a potência, versatilidade e material de construção. Alguns modelos permitem a programação das horas de funcionamento e a paragem.

“O custo por kWh da energia térmica gerada por uma salamandra a pellets varia com o preço dos pellets (o custo por quilograma em palete ou big bag de 500 kg é ligeiramente inferior ao custo por quilograma em sacos de 15 kg) e do rendimento da queima da salamandra. Como valor médio considera 0,06 por kWh. Para ter um termo de comparação, um termoventilador apresenta um preço de cerca de 0,25 euros por kWh”, escreve.

Antes de comprares este tipo de aquecimento deves verificar a capacidade do depósito interno de pellets da salamandra: regra geral, maior depósito, maior autonomia. Deves ainda garantir que a salamandra é instalada por alguém qualificado para o efeito. E ainda fazer a manutenção regular definida pelo fabricante ao aparelho e à instalação (parte elétrica e chaminé) de modo a garantir que a salamandra funciona nas condições ótimas.

Como instalar uma salamandra a pellets em casa?

A maior dificuldade a ter em conta, segundo a publicação, prende-se com a colocação da chaminé no exterior: podes vir a necessitar de uma autorização do condomínio ou da câmara municipal. Depois, há pequenas questões técnicas. Dado que as salamandras a pellets são aparelhos pesados (alguns modelos têm mais de 100 kg), é necessário verificar se a estrutura do local da instalação suporta esse peso.

Como aquecer a casa
GTRES

Que cuidados devo ter na altura de instalar a salamandra a pellets?

Além do peso, devem ser garantidas as necessárias condições de exaustão dos gases de combustão e as distâncias mínimas de cortinados, móveis, sofás ou tapetes indicadas pelos fabricantes. Estas salamandras irradiam calor pela superfície exterior e há que evitar o risco de incêndio. A divisão onde a salamandra é instalada deve ter uma renovação de ar adequada, uma vez que a salamandra utiliza o ar da divisão para a combustão das pellets.

Como programar a salamandra a pellets?

Deverás programar a salamandra de acordo com o conforto térmico desejado. Evita que fique a funcionar, de forma continuada, sem pessoas na habitação. Se estás em casa a partir de uma determinada hora, podes programar a salamandra para arrancar todos os dias a essa hora e ficar a funcionar, por exemplo, até cerca de uma hora antes de te ires deitar. A temperatura alvo da divisão deverá rondar os 20 a 22ºC.

Aquecer a casa
GTRES

Onde devo guardar os pellets?

Vais necessitar de um espaço seco e com boa acessibilidade para armazenar os pellets. A capacidade de carga dos modelos domésticos ronda os 15 a 25 kg, o suficiente para 8 a 10 horas de funcionamento à potência máxima.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta