A Áustria está geograficamente dividida em duas partes: uma parte montanhosa, que cobre grande parte do país, e uma parte de planície, a nordeste. O Danúbio atravessa as planícies, onde se situam as cidades mais populosas da Áustria. No entanto, para além destes centros urbanos, o território continua a ser maioritariamente rural, mesmo entre Viena e Bratislava, a capital da Eslováquia, que distam apenas 70 km entre si. Entre estas duas cidades situa-se o Estado da Baixa Áustria, que conserva ainda muitos traços de ruralidade, tanto na sociedade como na habitação. Este facto influenciou alguma da arquitetura moderna, especialmente em pequenas casas isoladas, como a que apresentamos.
Uma casa elevada
A empresa de arquitetura checa Jan Tyrpekl foi a responsável por criar esta minicasa de 33 m2 a que deram o nome de Casa Zen. As suas principais características são visíveis à primeira vista, uma vez que se trata de uma casa elevada, construída sobre estacas e com todas as paredes em vidro. Além disso, a paleta de materiais e a sua estética inspiram-se na arquitetura vernácula local.
A casa situa-se na pequena cidade de Hainburg an der Donau, no estado da Baixa Áustria, junto à fronteira com a Eslováquia. O projeto da casa é o resultado das necessidades dos clientes, que queriam um espaço compacto aberto para a floresta e para o pomar recentemente plantado que a rodeia. Nas palavras do estúdio, "o edifício foi concebido com base no pedido de uma experiência única na natureza, onde é possível relaxar, dormir e discutir à volta da fogueira".
O resultado desta necessidade é a Casa Zen. Uma minicasa com um único quarto com paredes de vidro e um telhado abobadado pontiagudo, que é ladeado por um terraço. A casa está elevada a quatro metros de altura e é suportada por uma série de estacas ou colunas de betão. "Tem a forma arquetípica de uma casa, mas está assente em pilares, permitindo que a paisagem passe livremente por baixo e através dela. O conceito baseia-se assim numa ligação total com a paisagem circundante", explica Jan Tyrpekl.
Materiais tradicionais reinventados
Os materiais repetem-se ao longo de toda a estrutura, tanto na plataforma sobre a qual assenta a casa como na cobertura. Assim, por exemplo, sobre as estacas existe uma plataforma de madeira lamelada colada, que é também utilizada para a estrutura do telhado. Esta plataforma é coberta com telha de madeira rústica nos seus bordos, que também é utilizada para o telhado e para a empena.
A madeira utilizada para a estrutura e o terraço é o larício, enquanto a estrutura da casa é feita de abeto laminado. Todos estes materiais foram tradicionalmente utilizados na zona rural austríaca e são reinventados de forma moderna na Casa Zen.
Acesso e interior
Devido à sua elevação, o acesso à casa faz-se a partir do terraço triangular através de uma escada de madeira. Este terraço é protegido por uma balaustrada de malha de aço inoxidável concebida por DÍLO.work. Está também orientado para as melhores vistas da área circundante, fazendo parecer que se está a caminhar por entre as árvores.
As paredes da casa abrem-se a partir de dois conjuntos de portas de correr, todas elas em vidro. Uma é o acesso do terraço ao interior da microcasa, enquanto a outra abre para uma varanda Julieta, protegida por uma balaustrada de rede semelhante à do terraço, com vista para o pomar. No interior, a estrutura de madeira é deixada à vista para enquadrar o espaço habitacional. O teto abobadado pontiagudo é revestido por ripas de madeira com quatro delicadas linhas LED. O chão é igualmente revestido de madeira polida. As paredes de vidro estão equipadas com um sistema de cortinas para proporcionar a privacidade necessária aos hóspedes.
O pequeno espaço divide-se em duas zonas: num dos extremos, a sala de estar, presidida por um fogão a lenha elevado, coberto por um grande sino escultural pendurado no teto. No lado oposto, encontra-se a cama, concebida pelo fabricante eslovaco Ajnfach. A cabeceira da cama tem uma função de economia de espaço, pois tem um pequeno bar e um lavatório. De facto, a microcasa não tem cozinha nem casa de banho. Para esta última, no entanto, o estúdio está a planear instalar uma ao nível do chão, entre as colunas que sustentam a casa, que será equipada com um chuveiro, uma sanita e uma sauna num futuro próximo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta