
O Bairro da Tapada, no centro histórico do Porto, vai ter uma nova vida em breve. O município da Invicta lançou um concurso público na semana passada para a contratação da empreitada de requalificação deste bairro, que vai contar com 25 habitações. O projeto também prevê a melhoria da acessibilidade, com a instalação de um elevador.
Situado na zona das Fontainhas, o projeto de requalificação do Bairro da Tapada vai contemplar a “reabilitação profunda das áreas habitacionais, bem como o aumento e melhoramento dos espaços comuns deste edificado”, começa por explicar o município em comunicado enviado às redações. A obra está orçamentada em cerca de 3 milhões de euros e deverá arrancar durante a segunda metade de 2024.
Após as obras, o Bairro da Tapada, localizado na Rua da Corticeira números 31 e 33, vai contar com 25 habitações, distribuídas por dois volumes, refere a autarquia do Porto no documento:
- o volume sul, de 1 piso, com nove T1 e uma casa T2;
- o volume norte, de 2 pisos, com cinco T1, um T2 triplex, cinco T2 duplex, um T1 duplex e três T1+1 duplex).
No que diz respeito à acessibilidade, o projeto da autoria do Arquiteto André Tavares prevê a instalação de um elevador, a criação de uma saída de emergência e a estabilização dos percursos exteriores. De notar que, hoje, o acesso ao Bairro da Tapada é apenas possível através de uma única escadaria, não existindo uma ligação vertical à cota superior.
O concurso público para a contratação da empreitada de requalificação do Bairro da Tapada foi lançado na passada quarta-feira, dia 29 de maio, pelo município do Porto através da Domus Social. Recorde-se que, após adquirir este imóvel, a Câmara Municipal do Porto transferiu a gestão do bairro para esta empresa municipal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta