Garantia deixada por Carlos Mota Santos, presidente executivo da Mota-Engil, construtora responsável pelas obras do futuro M-ODU.
Comentários: 0
Escritórios no antigo matadouro do Porto
M-ODU

O antigo matadouro de Campanhã, no Porto, agora designado M-ODU, vai ganhar uma “segunda vida”, devendo a reconversão do espaço estar concluída até final de 2025. Segundo Carlos Mota Santos, presidente executivo da Mota-Engil, construtora responsável pelas obras, há “inúmeras empresas interessadas e potenciais inquilinos” para os escritórios.

Citado pelo ECO, o responsável adiantou que não há qualquer “derrapagem financeira” na obra, que tem um custo de 40 milhões de euros. “Não há nenhuma derrapagem financeira tanto mais que isto é uma concessão [a 30 anos]. Os preços de aluguer com a câmara [do Porto] estão preestabelecidos e depois é um risco comercial de aluguer para o mercado. Por isso, nada tem a ver com derrapagem financeira. Mesmo que o investimento se tornasse mais caro do que aquilo que estava previsto, nada reverte para o erário público”, referiu Carlos Mota Santos.

Durante uma visita ao espaço, e em declarações aos jornalistas, Rui Moreira, presidente da autarquia, apontou para o início de 2026 a abertura do M-ODU com galerias de arte, museus, escritórios e restaurantes. “Podemos dizer que no início de 2026 isto estará a funcionar plenamente, cumprindo as nossas expectativas”, referiu, citado pela publicação.

De referir que 40% do espaço está alocado à Câmara Municipal do Porto enquanto os restantes 60% vão ser promovidos pela Mota-Engil e colocados no mercado para escritórios, com uma pequena parte para restauração. Além de adiantar que há “inúmeras empresas interessadas e inúmeros potenciais inquilinos”, Carlos Mota Santos fez uma revelação: “Só posso garantir uma coisa: há um cliente que vem para aqui, que é a Mota-Engil”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta