
Há alguns sinais que indicam que o teu ar condicionado não tem gás. Por exemplo, podes ficar atento à acumulação de gelo nos tubos, assim como ao mofo e à sujidade que impedem a circulação adequada do gás. A primeira coisa a fazer é verificar a temperatura que sai do aparelho: este pode ser o primeiro sinal de falta de gás ou de qualquer problema relacionado com a manutenção do ar condicionado.
Como saber se o teu ar condicionado está vazio
Então, como saber se o ar condicionado está vazio? Se depois de escolheres a temperatura desejada o ar não estiver a refrescar como deveria, talvez seja hora de recarregar o gás refrigerante. E se o ar condicionado tiver pouco gás, não tentes solucionar a situação sozinho, será necessário contactar um técnico especializado ou o instalador.
No entanto, nem sempre é necessário recarregar o gás refrigerante. Antes de fazeres a recarga, é melhor verificares os filtros e a sua limpeza, assim como o estado do condensador e o funcionamento de todas as outras partes do sistema de ar condicionado.

Como saber se o ar condicionado ficou sem gás?
Há alguns sinais que confirmam a existência de um problema com o gás refrigerante: além da temperatura, deves também verificar se há acumulação de mofo junto do aparelho, manchas de sujidade perto dos tubos ou presença de gelo.
Mas, afinal, quanto tempo dura o gás do ar condicionado? Normalmente, e ao contrário do que se possa pensar, não é necessário fazer as recargas regularmente, pois o gás pode durar até 10 anos para necessitar de uma recarga.
Como detetar a falta de gás no ar condicionado
Se estás com problemas com a temperatura do ar, também podes tentar medir o gás do ar condicionado. Para medir a presença de gás refrigerante podes usar medidores de pressão, que são os instrumentos ideais para medir a pressão do gás no sistema. Ao usar um medidor de pressão é necessário conectar os tubos às válvulas do ar condicionado. Por se tratar de algo delicado, aconselhamos-te a pedir ajuda a um profissional, para que a operação seja feita de forma adequada e segura.
O que fazer se o ar condicionado perder gás
Outra razão pela qual o ar condicionado não está a arrefecer adequadamente pode ser pela perda de gás refrigerante. Quando o sistema de ar condicionado está a funcionar normalmente, o gás não consegue sair do aparelho porque está inserido num circuito fechado e seguro.
Se houver fugas, será uma boa ideia verificares os tubos e os seus acessórios, repará-los e, possivelmente, substituir os que deixaram de funcionar. Depois disso, cria um vácuo no ar condicionado, com a ajuda de um especialista, e volta a reinserir o gás. As fugas podem tornar o aparelho de ar condicionado perigoso, pois é muito difícil detetá-las, uma vez que o gás refrigerante não tem cheiro nem cor e é extremamente tóxico para o meio ambiente.

Gás para novos aparelhos de ar condicionado
O gás refrigerante R410A, que era utilizado na maioria dos sistemas antigos de ar condicionado até à chegada dos modelos mais recentes, será substituído pelo novo gás R32. Até 2025 todos os modelos de ar condicionado terão de utilizar este tipo de gás, mas os modelos antigos não conseguirão suportar esta mudança.
Quem tem esses antigos modelos terá necessidade de adquirir novos aparelhos de ar condicionado, embora as tubagens e ligações possam permanecer as mesmas. Mas porque foi escolhido o tipo de gás refrigerante R32? É simples, este gás é mais seguro e adequado a sistemas residenciais e é também menos poluente, pois pertence à família dos HFC, compostos orgânicos menos poluentes que os clorofluorcarbonetos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta