A residência sustentável está a ser construída no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark.
Comentários: 0
alojamento de estudantes
Foto: Diogo Meira

Está prestes a ser concluído o moderno edifício construído em madeira, situado no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, que será destinado ao alojamento de mais de 150 estudantes, investigadores e docentes do ensino superior. O investimento global no projeto, que está a ser construído pela Portilame e Carmo Wood, ronda os 13,8 milhões de euros. A obra, iniciada em maio de 2024, tem conclusão prevista para o último trimestre de 2024. 

“Pioneiro e vanguardista, este edifício é prova da capacidade de resposta das empresas portuguesas às exigências contemporâneas da construção sustentável, sendo um exemplo de inovação e eficiência para futuros empreendimento”, lê-se no comunicado enviado às redações pelas empresas especialistas no mercado da construção em altura com madeira.

residência em madeira
Foto: Diogo Meira

Com três pisos, 20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, além de unidades T0, T1 e T2, e espaços comuns para convívio e lazer, o edifício acolherá entre 150 e 200 residentes, “numa resposta direta à crescente necessidade de alojamento acessível e sustentável, especialmente no contexto da crise habitacional que afeta Portugal”.

Ao todo foram necessários 5.151 metros quadrados (m2) de paredes e 9.929 m2 de lajes em CLT e 337 m3 de vigas lameladas. As empresas destacam a “rapidez de montagem desta solução modular que exige uma preparação meticulosa, mas oferece elevados níveis de rendimento e sustentabilidade”.

“O mercado de construção em madeira está em crescimento, e com este projeto provamos que as soluções em CLT podem ser aplicadas com sucesso a edifícios em altura, respondendo de forma eficaz às necessidades habitacionais e ambientais”, comenta João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering.

residência em madeira
Foto: Diogo Meira

“Estamos entusiasmados por concluir este projeto num prazo tão curto, demonstrando que a construção em CLT pode ser uma solução viável, rápida e altamente sustentável para a crise habitacional em Portugal. A preparação detalhada, os anos de experiência e o conhecimento técnico aplicados ao longo de todo o processo foram cruciais para o sucesso desta obra”, acrescenta Luis Rocha, Chairman e cofundador da Portilame.

Projetado para ser uma referência na cidade e no país, com foco em eficiência energética, sustentabilidade e inovação, este novo edifício destaca-se pelas suas características "net-zero", como a autossuficiência energética, baixas emissões de CO2 e custos de manutenção reduzidos, além da adaptabilidade ao longo do tempo.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta