
Está prestes a ser concluído o moderno edifício construído em madeira, situado no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, que será destinado ao alojamento de mais de 150 estudantes, investigadores e docentes do ensino superior. O investimento global no projeto, que está a ser construído pela Portilame e Carmo Wood, ronda os 13,8 milhões de euros. A obra, iniciada em maio de 2024, tem conclusão prevista para o último trimestre de 2024.
“Pioneiro e vanguardista, este edifício é prova da capacidade de resposta das empresas portuguesas às exigências contemporâneas da construção sustentável, sendo um exemplo de inovação e eficiência para futuros empreendimento”, lê-se no comunicado enviado às redações pelas empresas especialistas no mercado da construção em altura com madeira.

Com três pisos, 20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, além de unidades T0, T1 e T2, e espaços comuns para convívio e lazer, o edifício acolherá entre 150 e 200 residentes, “numa resposta direta à crescente necessidade de alojamento acessível e sustentável, especialmente no contexto da crise habitacional que afeta Portugal”.
Ao todo foram necessários 5.151 metros quadrados (m2) de paredes e 9.929 m2 de lajes em CLT e 337 m3 de vigas lameladas. As empresas destacam a “rapidez de montagem desta solução modular que exige uma preparação meticulosa, mas oferece elevados níveis de rendimento e sustentabilidade”.
“O mercado de construção em madeira está em crescimento, e com este projeto provamos que as soluções em CLT podem ser aplicadas com sucesso a edifícios em altura, respondendo de forma eficaz às necessidades habitacionais e ambientais”, comenta João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering.

“Estamos entusiasmados por concluir este projeto num prazo tão curto, demonstrando que a construção em CLT pode ser uma solução viável, rápida e altamente sustentável para a crise habitacional em Portugal. A preparação detalhada, os anos de experiência e o conhecimento técnico aplicados ao longo de todo o processo foram cruciais para o sucesso desta obra”, acrescenta Luis Rocha, Chairman e cofundador da Portilame.
Projetado para ser uma referência na cidade e no país, com foco em eficiência energética, sustentabilidade e inovação, este novo edifício destaca-se pelas suas características "net-zero", como a autossuficiência energética, baixas emissões de CO2 e custos de manutenção reduzidos, além da adaptabilidade ao longo do tempo.



Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta