Edifício nasce de uma parceria que junta a Carmo Wood e a PORTILAME, especialistas na construção com madeira de edifícios em altura.
Comentários: 0
Ave Park
Créditos: @Pitágoras Group

O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, situado em Guimarães, vai receber um novo edifício destinado ao alojamento de estudantes universitários. A residência terá três pisos e será construída em madeira, numa parceria inédita e pioneira em Portugal que irá juntar a Carmo Wood e a PORTILAME.

“Este empreendimento faz parte da estratégia de desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – AvePark, uma iniciativa que integra os setores de ensino superior e investigação científica. Essencial para atender à procura diversificada de alojamento, o novo edifício foi projetado para acolher diferentes perfis de residentes, incluindo estudantes, investigadores e docentes”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O futuro alojamento para estudantes pretende “destacar-se como uma referência na cidade e no país, especialmente nas áreas da eficiência energética, sustentabilidade e inovação”. “Para atingir esse objetivo, será adotado um sistema construtivo modular e pré-fabricado, utilizando a madeira em diversas formas”, acrescenta a nota. O edifício será concebido como "net-zero", enfatizando características inovadoras como autossuficiência energética, baixas emissões de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo.

“Juntas pela sustentabilidade da construção em Portugal”

Para as empresas envolvidas, esta parceria “representa um passo estratégico e pioneiro, rumo à liderança da inovação no setor de construção com madeira em Portugal, oferecendo soluções mais abrangentes capazes de enfrentar quaisquer desafios propostos, até os mais complexos”.

“Com a crescente procura por soluções construtivas em madeira, especialmente no que respeita a edifícios em altura, a crise na habitação e a busca por soluções mais sustentáveis na construção, a Carmo Wood e a PORTILAME estão agora bem-posicionadas para responder às necessidades específicas do mercado. A abordagem adaptativa às tendências de mercado, a resposta direta a necessidades específicas e o compromisso com a sustentabilidade e eficiência são os pilares dessa colaboração estratégica”, afirma João Figueiredo, COO e Administrador Carmo Wood, citado no mesmo documento.

“Contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo a utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira, é a nossa obrigação moral para com as próximas gerações. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas", acrescenta Luís Rocha, CEO e Administrador da PORTILAME.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar