Nova FCT residência

Campus da Caparica ganha residência universitária da NOVA FCT em 2026

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assinou um contrato para a construção de uma nova residência universitária no Campus da Caparica, em Almada, que deverá estar pronta em junho de 2026. Segundo a faculdade, a NOVA FCT Student Residence Hall será a primeira de duas novas residências, ficando a instituição com um total de 614 camas no final de 2026.
Estudantes

Nova residência do IPVC vai criar 400 camas em Viana do Castelo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou, na quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, a empreitada de construção da nova residência académica, situada na Praia Norte, num investimento de 18,9 milhões de euros, que permitirá disponibilizar 400 novas camas. Em comunicado enviado às redações, o IPVC adiantou que a nova residência de estudantes será construída no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A cerimónia de consignação decorreu, durante a tarde da quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
Branded residences em Portugal

Branded residences atraem investidores na Península Ibérica

O segmento das branded residences (imóveis residenciais ou turísticos associados a marcas, nomeadamente de luxo) vive um momento de expansão na Península Ibérica, sendo um produto imobiliário que está na mira dos investidores em Portugal e Espanha. Dados de um estudo recente indicam que há na Ibéria 47 projetos em curso. São mais de 2.400 imóveis numa área que supera os 700.000 metros quadrados (m2). A maior parte dos empreendimentos (e das habitações) está a nascer em Faro, Lisboa, Málaga e Madrid.
Casas para imigrantes no Alentejo

Agricultores alentejanos querem residência coletiva para imigrantes

A associação que representa empresas hortofrutícolas do sudoeste alentejano quer criar na região de Odemira, no distrito de Beja, uma residência coletiva para trabalhadores imigrantes temporários, inspirada em projetos existentes em Espanha.O presidente da AHSA - Associação de Horticultores, Fruticu
alojamento de estudantes

Este megaedifício em madeira vai acolher estudantes e professores

Está prestes a ser concluído o moderno edifício construído em madeira, situado no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, que será destinado ao alojamento de mais de 150 estudantes, investigadores e docentes do ensino superior. O investimento global no projeto, que está a ser construído pela Portilame e Carmo Wood, ronda os 13,8 milhões de euros. A obra, iniciada em maio de 2024, tem conclusão prevista para o último trimestre de 2024. 
Residência sénior em Portugal

Fundo francês compra futura residência para idosos em Cascais

A francesa Lifento, gestora de fundos imobiliários especializada em saúde, avançou com aquela que é a sua décima aquisição imobiliária em Portugal. Trata-se de uma futura residência para idosos em Cascais, ainda em construção, que terá capacidade de 120 camas. O valor do negócio não foi divulgado.
Residências de estudantes em Portugal

Residências de estudantes nascem em Barcelos “à boleia” do PRR 

São 14 os projetos em execução no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), num financiamento de 21,7 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – a instituição já recebeu nove milhões de euros, 41,7% do valor total aprovado. Entre eles está a Residência de Estudantes INBarcelos, que foi inaugurada em janeiro, com um financiamento de 2,2 milhões de euros, e dispõe de 62 camas.
Residências seniores em Portugal

Residências seniores: só há 104.700 camas e procura está a crescer

Portugal, tal como Itália ou Espanha, tem de aumentar a oferta de residências seniores para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população envelhecida, isto porque só há no país atualmente 104.700 mil camas, distribuídas por 2.570 lares/residências seniores (públicos, sem fins lucrativos e particulares). Esta é uma das conclusões a retirar de um estudo da Cushman & Wakefield (C&W). 

Residências de estudantes: "Licença de uso específica” aumentava oferta

A crise na habitação atinge vários segmentos do setor imobiliário em Portugal, sendo o alojamento estudantil um deles. Um estudo recente da JLL confirmou isso mesmo, concluindo que faltam cerca de 46.000 camas em residências de estudantes em Lisboa e no Porto. Significa isto, portanto, que continua a haver um grande desequilíbrio entre a oferta e a procura. Como resolver este problema? Para aumentar a oferta, será necessário "agilizar processos de licenciamento e, acima de tudo, criar uma licença de uso especifica de residências de estudantes, que não existe”, adianta Maria Empis, Head of Work Dynamics da JLL, em entrevista ao idealista/news. 
Residência de estudantes em Odivelas

Vai nascer no Mosteiro de Odivelas uma… residência universitária

O espaço histórico do Mosteiro de Odivelas, cidade localizada nos arredores de Lisboa, vai acolher uma residência de estudantes com 204 camas (52 quartos duplos e 100 individuais). As obras de requalificação estão a decorrer – começaram em novembro de 2023 – e a nova residência do Iscte – Instituto Universitário deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026.
Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

O hotel da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – de aplicação para ações formativas – vai ter um novo uso, passado a funcionar como residência de estudantes a partir do próximo ano letivo. Em causa está um edifício anexo à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, localizado na Rua Saraiva de Carvalho. O objetivo é aumentar a oferta de alojamento neste segmento do mercado. 
Residência de estudantes em Sines

Câmara de Sines cede terreno para residência de estudantes

A Câmara de Sines (Setúbal) cedeu um lote de terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção, em 2024, de uma residência de estudantes, com 45 camas, num investimento de 1,9 milhões de euros. Em comunicado, o município indicou que, na segunda-feira (18 de , foi assinada a escrit
Residências seniores em Portugal

Residências assistidas: CoRe Capital investe forte em Portugal

A CoRe Capital mobilizou o seu novo fundo de capital de risco CoRe Consolida para um grande investimento na Portugal Senior Health Care (PSHC), empresa de residências assistidas e para a terceira idade sob sua gestão. O objetivo é passar das atuais 500 camas para mais de 2.000 em dois anos, passado a ser o principal operador do país, refere a empresa em comunicado. 
residências senior

Empresa de Florentino Pérez abre nova residência sénior em Cascais

O negócio das residências privadas para idosos em Portugal soma e segue. A Clece – filial do grupo espanhol ACS, liderado por Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) – acaba de abrir uma nova unidade em Cascais, na freguesia de São Domingos de Rana. Este é já o terceiro lar de idosos da empresa em Portugal, com capacidade para 70 utentes.
Há falta de oferta de residências seniores em Portugal

Residências seniores: há 102.300 camas em Portugal – e procura é alta

Portugal, em conjunto com países como Itália, ou Espanha, tem de intensificar a oferta de acomodação sénior para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população envelhecida. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Marketbeat Nursing Homes in Europe – 2022, realizado pela Cushman & Wakefield (C&W), segundo o qual há em Portugal, atualmente, apenas 102.300 camas, distribuídas por 2.540 lares/residências seniores (públicos, sem fins lucrativos e particulares). 

Prémios SIL do Imobiliário: os vencedores da edição de 2022 são…

Já são conhecidos os grandes vencedores dos Prémios SIL do Imobiliário 2022. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na passada quinta-feira, 12 de maio, o dia em que arrancou o Salão Imobiliário de Portugal (SIL). E foram distinguidos um total de nove empreendimentos imobiliários. O destaque na categoria de habitação foi a Maison Eduardo Coelho, um condomínio residencial de luxo desenvolvido pela Mexto, em Lisboa, que representou um investimento de 8,5 milhões de euros.
preços dos materiais construção

Preços das casas já estão a acomodar subida dos custos da construção

Os custos da construção estão a subir vertiginosamente. E esta é uma das preocupações do momento para a fileira da construção e do imobiliário, que vê as suas margens de lucro esmagadas. E, para muitos, está em cima da mesa uma subida dos preços das casas para acomodar este aumento. Como os salários dos portugueses não acompanham este ritmo de evolução, as previsões não são as melhores, sobretudo, para a classe média: “As pessoas vão deixar de conseguir comprar casa”, admitiu Pedro Vicente, administrador da Habitat Invest, na conferência que decorreu na sexta-feira, dia 13 de maio, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL).