Residências de estudantes: "Licença de uso específica” aumentava oferta

A crise na habitação atinge vários segmentos do setor imobiliário em Portugal, sendo o alojamento estudantil um deles. Um estudo recente da JLL confirmou isso mesmo, concluindo que faltam cerca de 46.000 camas em residências de estudantes em Lisboa e no Porto. Significa isto, portanto, que continua a haver um grande desequilíbrio entre a oferta e a procura. Como resolver este problema? Para aumentar a oferta, será necessário "agilizar processos de licenciamento e, acima de tudo, criar uma licença de uso especifica de residências de estudantes, que não existe”, adianta Maria Empis, Head of Work Dynamics da JLL, em entrevista ao idealista/news. 
Residência de estudantes em Odivelas

Vai nascer no Mosteiro de Odivelas uma… residência universitária

O espaço histórico do Mosteiro de Odivelas, cidade localizada nos arredores de Lisboa, vai acolher uma residência de estudantes com 204 camas (52 quartos duplos e 100 individuais). As obras de requalificação estão a decorrer – começaram em novembro de 2023 – e a nova residência do Iscte – Instituto Universitário deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026.
Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

Hotel da Escola de Hotelaria e Turismo será residência de estudantes

O hotel da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – de aplicação para ações formativas – vai ter um novo uso, passado a funcionar como residência de estudantes a partir do próximo ano letivo. Em causa está um edifício anexo à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, localizado na Rua Saraiva de Carvalho. O objetivo é aumentar a oferta de alojamento neste segmento do mercado. 
Residência de estudantes em Sines

Câmara de Sines cede terreno para residência de estudantes

A Câmara de Sines (Setúbal) cedeu um lote de terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção, em 2024, de uma residência de estudantes, com 45 camas, num investimento de 1,9 milhões de euros. Em comunicado, o município indicou que, na segunda-feira (18 de , foi assinada a escrit
Residências seniores em Portugal

Residências assistidas: CoRe Capital investe forte em Portugal

A CoRe Capital mobilizou o seu novo fundo de capital de risco CoRe Consolida para um grande investimento na Portugal Senior Health Care (PSHC), empresa de residências assistidas e para a terceira idade sob sua gestão. O objetivo é passar das atuais 500 camas para mais de 2.000 em dois anos, passado a ser o principal operador do país, refere a empresa em comunicado. 
residências senior

Empresa de Florentino Pérez abre nova residência sénior em Cascais

O negócio das residências privadas para idosos em Portugal soma e segue. A Clece – filial do grupo espanhol ACS, liderado por Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) – acaba de abrir uma nova unidade em Cascais, na freguesia de São Domingos de Rana. Este é já o terceiro lar de idosos da empresa em Portugal, com capacidade para 70 utentes.
Há falta de oferta de residências seniores em Portugal

Residências seniores: há 102.300 camas em Portugal – e procura é alta

Portugal, em conjunto com países como Itália, ou Espanha, tem de intensificar a oferta de acomodação sénior para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população envelhecida. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Marketbeat Nursing Homes in Europe – 2022, realizado pela Cushman & Wakefield (C&W), segundo o qual há em Portugal, atualmente, apenas 102.300 camas, distribuídas por 2.540 lares/residências seniores (públicos, sem fins lucrativos e particulares). 

Prémios SIL do Imobiliário: os vencedores da edição de 2022 são…

Já são conhecidos os grandes vencedores dos Prémios SIL do Imobiliário 2022. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na passada quinta-feira, 12 de maio, o dia em que arrancou o Salão Imobiliário de Portugal (SIL). E foram distinguidos um total de nove empreendimentos imobiliários. O destaque na categoria de habitação foi a Maison Eduardo Coelho, um condomínio residencial de luxo desenvolvido pela Mexto, em Lisboa, que representou um investimento de 8,5 milhões de euros.