Rodeado pelo rio Tejo a sul, Belém é conhecido pelos seus monumentos históricos, museus e pela sua importância cultural.
Comentários: 0
Belém
Biblioteca de Arte, CC BY-SA 2.0 Creative commons

A vida em Belém equilibra a serenidade de um bairro à beira-rio com uma rica oferta cultural e histórica. Um dos bairros mais importantes e históricos de Lisboa, situado na zona ocidental da capital portuguesa. Esta freguesia foi oficialmente criada em 2012, resultado da reorganização administrativa de Lisboa, que uniu as antigas freguesias de Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier. Rodeado pelo rio Tejo a sul, Belém é conhecido pelos seus monumentos históricos, museus e pela sua importância cultural e turística na cidade. Descobre como é viver em Belém.

Quais são as origens históricas de Belém?

Padrão dos descobrimentos
Daniel VILLAFRUELA, CC BY-SA 4.0 Creative commons

A história de Belém remonta a períodos antigos, com destaque para a sua relevância durante a Era dos Descobrimentos, quando se tornou o ponto de partida para muitas das viagens exploratórias portuguesas. Este bairro histórico foi fundado com uma forte ligação ao rio Tejo, o que facilitava as atividades marítimas e comerciais. 

Belém foi concelho autónomo entre 1852 e 1885, quando foi incorporado em Lisboa. Era constituído pelas freguesias da Ajuda, Benfica, Carnide, Belém, Odivelas, Alcântara, Santa Isabel e São Sebastião da Pedreira.

Onde fica Belém?

Belém
Alvesgaspar, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Belém situa-se na zona ocidental de Lisboa, sendo uma das freguesias mais emblemáticas da capital portuguesa. Esta área histórica é delimitada a sul pelo rio Tejo,. A distância entre Belém e o centro de Lisboa é de aproximadamente 10 quilómetros, o que permite um fácil acesso tanto para residentes como para visitantes.

Para chegares a Belém, tens várias opções de transporte. Podes utilizar o comboio, com a estação de Belém integrada na linha de Cascais, que faz a ligação entre o Cais do Sodré e Cascais. Além disso, várias linhas de autocarros e elétricos servem a área, garantindo uma ligação eficiente com o restante da cidade. Se preferires uma abordagem mais turística, o famoso elétrico 15E é uma excelente escolha, pois passa por vários pontos turísticos de Lisboa até chegar a Belém.

Como é morar em Belém?

Morar em Belém é experienciar um equilíbrio perfeito entre a tranquilidade de um bairro histórico e a conveniência de estar próximo ao centro urbano de Lisboa. Com uma população que ronda os 16.500 habitantes, Belém oferece um ambiente calmo mas dinâmico, graças à sua rica oferta cultural e histórica. A proximidade do rio Tejo também adiciona uma qualidade de vida, para quem está a pensar viver em Lisboa, com muitos espaços verdes e áreas para passeios ao ar livre.

Quanto aos serviços essenciais, Belém está bem equipado com supermercados, escolas, centros de saúde e pequenas lojas locais. A freguesia também é famosa pelos seus pastéis de nata, com a icónica Fábrica dos Pastéis de Belém a atrair tanto locais como turistas.

O que fazer em Belém?

Museu dos Coches
GualdimG, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Se estás a pensar morar em Belém, vais descobrir que há uma vasta gama de atividades de lazer e pontos de interesse do que ver em Belém.

Para começar, uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, um dos mais impressionantes mosteiros do país, é obrigatória. Não muito longe, encontras o Museu dos Coches, com uma coleção única de carruagens reais. O Centro Cultural de Belém, um dos maiores espaços culturais da cidade, apresenta regularmente exposições, concertos e espetáculos. Se aprecias arte, o Museu Coleção Berardo oferece uma impressionante coleção de arte moderna e contemporânea.

Não te esqueças de passear pelo Padrão dos Descobrimentos e pela famosa Torre de Belém, ambos locais emblemáticos que celebram a rica história marítima de Portugal.

Vantagens e desvantagens de viver em Belém

Belém é sem dúvida um dos melhores bairros para viver, em Lisboa, mas como qualquer área, tem as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • Ambiente histórico e culturalmente rico.
  • Proximidade ao rio Tejo, oferecendo belas paisagens e oportunidades para atividades ao ar livre.
  • Excelentes conexões de transporte para o resto da cidade.
  • Alta qualidade de vida com acesso a parques, museus e espaços culturais.

Desvantagens:

  • Custo de vida relativamente alto, especialmente no mercado imobiliário.
  • Zonas turísticas podem ser bastante movimentadas, especialmente nos fins de semana e feriados.

Belém: casas para vender e arrendar

O preço médio do metro quadrado em Belém tem visto uma variação significativa, refletindo tanto o interesse crescente pela área como as oscilações do mercado imobiliário. No último ano, houve um aumento de 1,3%  devido à popularidade crescente do bairro tanto para residentes como para investidores.

Atualmente, o preço do metro quadrado, ronda os 6.211€ e pode variar significativamente dependendo da localização exata dentro do bairro e das características do imóvel. Para aqueles que procuram arrendar uma casa em Belém, o preço ronda os 19,7 €/m2.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta