Só o Porta 65 Jovem somou 39,4% das reclamações dirigidas ao IHRU até outubro, revela Portal da Queixa.
Comentários: 0
Queixas sobre apoios à habitação
Freepik

Há vários apoios à habitação disponibilizados pelo Estado, desde o Porta 65 Jovem até ao arrendamento acessível. Mas há também cada vez mais reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU): o número de queixas relacionadas com os apoios à habitação quase duplicou entre os primeiros dez meses de 2024 e o período homólogo, segundo revelam os dados do Portal da Queixa. O Porta 65 Jovem é o programa que reúne maior número de reclamações neste período.

O número de reclamações sobre os apoios à habitação dirigidas ao IHRU aumentou 93% em janeiro e outubro de 2024 em relação o mesmo período do ano passado. “Entre os apoios à habitação mais visados pelos portugueses, está o Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento jovem, que somou 39,4% das reclamações dirigidas ao IHRU este ano”, explica o Portal da Queixa numa nota de imprensa publicada esta segunda-feira, dia 21 de outubro, no seu site oficial.

Estes são os apoios à habitação que receberam mais e menos queixas dos portugueses entre janeiro e outubro deste ano, de acordo com o mesmo portal:

  1. Porta 65 Jovem: diz respeito a 39,4% das reclamações;
  2. Apoio à renda (28,9%);
  3. Apoio Extraordinário à Renda, criado para as famílias mais vulneráveis (17,4%);
  4. Arrendamento Apoiado (5,2%);
  5. Arrendar para Subarrendar (4,4%).
  6. Arrendamento Acessível (1,9%)
  7. Habitação Social (1,9%);
  8. Porta 65+, acessível a candidatos de qualquer faixa etária (0,8%).

Quanto os principais motivos das reclamações, a esmagadora maioria (82,4%) denuncia a demora na aprovação do benefício (por exemplo, casos de pessoas que se candidataram aos apoios e não receberam qualquer resposta dentro do prazo previsto). O atraso no pagamento dos apoios à habitação é o segundo motivo mais invocado (10,8%). Embora em menor quantidade, também chegaram ao Portal da Queixa reclamações sobre a dificuldade no processo de candidatura, dificuldade de contacto e também sobre a recusa dos apoios.

Relativamente à resposta do IHRU perante as reclamações que lhe são dirigidas, os indicadores revelam uma subida dos níveis de performance e reputação em 2024, com uma taxa de resposta de 100% e uma taxa de solução de 70%. Assim, o Índice de Satisfação (IS) atual do IHRU está pontuado pelos consumidores em 70.6 (em 100), avaliado como “Bom”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta