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Queixas

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Setor das telecomunicações lidera queixas dos consumidores há 10 anos

Nos últimos 10 anos, a Deco recebeu mais de quatro milhões de reclamações. O setor das telecomunicações foi o responsável pela maioria das queixas, revelando-se uma “uma constante preocupação para as famílias portuguesas”. A velocidade anunciada da internet, o período de fidelização, a dupla faturação, as práticas comerciais desleais, a cobrança pela fatura em papel e a dificuldade de cancelamento do contrato foram os principais motivos das reclamações.

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2019 é ano recorde de queixas: foram mais de 101 mil

2019 foi um ano recorde de queixas. Os portugueses fizeram, em média, 275 reclamações por dia no Portal da Queixa: mais de 101 mil, no total do ano. O principal motivo de queixa foram as telecomunicações, mas o setor das entregas também disparou, uma vez que há cada vez mais consumidores nacionais a aderir às compras online.

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Queixas à banca disparam: clientes fizeram mais de 1.300 reclamações por mês

No primeiro semestre do ano, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 8.022 reclamações, sobretudo relacionadas com as contas de depósito, crédito ao consumo e também crédito à habitação. No total, foi registada uma média de 1.337 queixas por mês, mais 5,2% que em 2018. 

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BdP recebeu 68 reclamações contra bancos por dia

No ano passado, as reclamações dos clientes bancários aumentaram 15% face a 2012. Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, em 2013, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 17.911 reclamações, o equivalente a 1.493 queixas por mês ou 68 por cada dia útil.

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Reclamações à Deco aumentam 15% num ano

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu mais de 500 mil contactos de consumidores no ano passado relacionados com queixas sobre produtos e serviços prestados por empresas. Trata-se de um aumento de 15% face a 2012. Os setores que suscitaram mais reclamações foram as telecomunicações e a banca (94 mil).

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