
Queixas sobre apoios à habitação quase duplicam – Porta 65 recebe mais
Há vários apoios à habitação disponibilizados pelo Estado, desde o Porta 65 Jovem até ao arrendamento acessível. Mas há também cada vez mais reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU): o número de queixas relacionadas com os apoios à habitação quase duplicou entre os primeiros dez meses de 2024 e o período homólogo, segundo revelam os dados do Portal da Queixa. O Porta 65 Jovem é o programa que reúne maior número de reclamações neste período.

Queixas para fechar AL em prédios residenciais têm de ter fundamento
Os condomínios vão precisar de fundamentar a prática reiterada de atos que perturbem o prédio para encerramento de estabelecimentos de Alojamento Local (AL) nos edifícios de habitação, decisão que passa para as câmaras municipais, segundo um decreto-lei do Governo.
O Conselho de Ministros aprovou,

Queixas por problemas nos condomínios disparam num ano (e não só)
Em 2023, Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) recebeu um número recorde de queixas dos moradores – foram mais de 4 mil, o dobro do ano anterior. Os principais problemas estão relacionados com os condomínios, seguidos pela mediação imobiliária e construção. Muitas destas queixas acabam por ficar na gaveta, mas outras dão lugar a coimas.

Hotel em Cascais sob investigação: autarquia garante que cumpriu lei
A Câmara Municipal de Cascais disse esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, que foram cumpridas "escrupulosamente" todas as exigências legais para a construção de um novo hotel na Estrada Marginal, na Parede, processo que está a ser investigado pelo Ministério Público após uma queixa-crime.

Crédito habitação entre principais queixas ao Banco de Portugal
O Banco de Portugal (BdP) anunciou que recebeu 9.757 reclamações de clientes bancários no primeiro semestre do ano, o que corresponde a uma média mensal de 1.626 reclamações, mais 1% face a 2021. Os depósitos bancários, o crédito aos consumidores e o crédito habitação continuaram a ser as matér

Centros comerciais processam Estado por imposição de isenção de rendas
A isenção da componente fixa da renda dos lojistas dos centros comerciais foi aprovada em Assembleia da República e teve efeitos entre março e dezembro de 2020. O objetivo passava por ajudar os lojistas a ultrapassar a crise gerada pela pandemia da Covid-19.

Queixas na habitação registaram “forte crescimento” durante a pandemia, diz provedora
Em 2020, a Provedoria de Justiça recebeu um “recorde absoluto” de queixas nos seus 46 anos de atividade. No total, foram abertos 11.557 novos processos, um valor 19% superior ao registado em 2019.

Reclamações na construção e no imobiliário recuam em ano de pandemia
O número de reclamações na construção e no imobiliário diminuiu em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, para 712 queixas, menos 197 que em 2019, segundo dados do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

Setor das telecomunicações lidera queixas dos consumidores há 10 anos
Nos últimos 10 anos, a Deco recebeu mais de quatro milhões de reclamações. O setor das telecomunicações foi o responsável pela maioria das queixas, revelando-se uma “uma constante preocupação para as famílias portuguesas”. A velocidade anunciada da internet, o período de fidelização, a dupla faturação, as práticas comerciais desleais, a cobrança pela fatura em papel e a dificuldade de cancelamento do contrato foram os principais motivos das reclamações.

2019 é ano recorde de queixas: foram mais de 101 mil
2019 foi um ano recorde de queixas. Os portugueses fizeram, em média, 275 reclamações por dia no Portal da Queixa: mais de 101 mil, no total do ano. O principal motivo de queixa foram as telecomunicações, mas o setor das entregas também disparou, uma vez que há cada vez mais consumidores nacionais a aderir às compras online.

Queixas à banca disparam: clientes fizeram mais de 1.300 reclamações por mês
No primeiro semestre do ano, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 8.022 reclamações, sobretudo relacionadas com as contas de depósito, crédito ao consumo e também crédito à habitação. No total, foi registada uma média de 1.337 queixas por mês, mais 5,2% que em 2018.

BdP recebeu 68 reclamações contra bancos por dia
No ano passado, as reclamações dos clientes bancários aumentaram 15% face a 2012. Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, em 2013, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 17.911 reclamações, o equivalente a 1.493 queixas por mês ou 68 por cada dia útil.

Reclamações à Deco aumentam 15% num ano
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu mais de 500 mil contactos de consumidores no ano passado relacionados com queixas sobre produtos e serviços prestados por empresas. Trata-se de um aumento de 15% face a 2012. Os setores que suscitaram mais reclamações foram as telecomunicações e a banca (94 mil).

resgates dos ppr para pagar a casa conduzem a queixas na deco
a associação portuguesa para a defesa do consumidor – deco recebeu 75 reclamações contra cinco bancos que alegadamente colocaram obstáculos ao resgate dos planos de poupança-reforma (ppr) para pagamento do crédito à habitação.

rumores
pais portugueses são dos que gastam mais em prendas de natal: os pais portugueses estão entre os mais generosos da europa no que diz respeito ao dar presentes de natal aos filhos.

bancos: em cada 100 reclamações 60 clientes têm razão
há mais contraordenações do banco de portugal por irregularidades na banca e apesar de as reclamações terem caído, no ano passado, o número de queixas em que o cliente acaba por ter razão aumentou.