Presidente da ALF diz que leasing imobiliário para habitação é alvo de discriminação fiscal no país.
Comentários: 0
Leasing imobiliário para habitação
Freepik

Na hora de desenhar as medidas que apoiam os jovens a comprar casa (como a isenção do IMT e a garantia pública), o Governo de Montenegro deixou de lado uma solução: o leasing imobiliário para habitação, que até dá financiamento a 100%. Este reparo é feito por Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), que considera que o leasing imobiliário deveria ter sido considerado, eliminando a discriminação fiscal de que é alvo no nosso país.

No que diz respeito ao leasing imobiliário para habitação, a “ALF tem vindo a alertar o Governo para estas discriminações negativas, das quais a não inclusão nos apoios destinados aos jovens até 35 anos é apenas a mais recente”, comenta Luís Augusto citado pelo Jornal Económico.

Atualmente, as soluções de leasing imobiliário são “bastante limitadas” em Portugal e são ainda alvo de discriminação fiscal em sede de IMI, AIMI e IMT, diz o presidente da ALF, avançando que já propôs ao Executivo eliminar estes travões fiscais ao leasing imobiliário para habitação no âmbito do Orçamento do Estado para 2025. 

“Consideramos ser muito importante que se criem as condições para que o leasing imobiliário à habitação funcione em Portugal, pois ajudaria a diversificar as fontes de financiamento ao dispor dos portugueses e, pelas características que possui, o leasing reduz bastante o risco da operação”, considera Luís Augusto em declarações ao mesmo jornal. Esta é uma solução que permite ter acesso a um financiamento a 100% na compra de casa, tal como a garantia pública.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta