Há aqueles que, com seu trabalho, procuram tornar o mundo num lugar melhor. É o caso de Martín Bello Urbez, um jovem estudante espanhol que criou uma telha que recolhe e armazena a água da chuva e que consegue reduzir o consumo de uma casa em mais de 50%. A invenção despertou interesse internacionalmente, sendo reconhecida em prémios como 'London New Designers', onde ganhou o 'Design Impact Award'.
O idealista/news teve a oportunidade de entrevistar Martín Bello para conhecer o funcionamento deste produto inovador, bem como os detalhes em torno desta invenção que procura mitigar as consequências da seca.
Para conhecer um pouco sobre a pessoa por detrás do design deste produto que poderia ajudar a mitigar a seca, como chegou até aqui?
Sempre quis melhorar o meu ambiente e o das pessoas ao meu redor. Acho que sou um bom observador e tenho uma mão com desenho e criatividade. Por isso, estudar design de produto e formação como designer foi a opção que me permitiu criar e inovar, procurando soluções para os problemas do dia a dia.
Estudar design de produto e formação como designer foi a opção que me permitiu criar e inovar, procurando soluções para os problemas do dia a dia.
Tudo acontece trabalhando dia a dia, fazendo as coisas bem, com cuidado e sensibilidade. Gosto de pensar que meu trabalho e esforço como designer servem para melhorar a vida dos outros, principalmente daqueles que estão por perto. Num nível pessoal, gostaria de aprender e desenvolver uma carreira como designer que seja consistente com meus valores e sustentável ao longo do tempo. Design é o que mais gosto e a que dediquei a maior parte do meu tempo.
Como surgiu a ideia da invenção?
A um nível pessoal, estou muito interessado na relação entre design e meio ambiente. Durante os meus anos de universidade (2020-2024), concentrei muitos dos meus projetos neste tópico. Este projeto é o meu Projeto Final de Graduação (TFG) em Design de Produto e a ideia surgiu ao comparar Valência, a minha cidade natal, com Bristol, Reino Unido, cidade onde estudei.
Em Valência, a água é um recurso muito precioso, mas também muito escasso, especialmente devido à crise climática. Em contraste, em Bristol chove constantemente, mas a água da chuva raramente é usada. Quando utilizada, é em atividades mais supérfluas, como regar flores, por exemplo, e os sistemas não são totalmente práticos, já que a água é armazenada fora da casa ao nível do solo. Eu estava à procura de um design prático, útil e eficiente.
Existe alguma coisa que te inspirou?
Os painéis solares, por exemplo, têm sido uma grande inspiração para este projeto. Também me inspirei em elementos da natureza, como plantas e répteis (como o lagarto moloch, que obtém e filtra a água através da pele). Além disso, examinei outros elementos do dia a dia, como filtros de água, tanques e cisternas. O design pode e deve melhorar não apenas grandes projetos, mas tudo.
Outros projetos, como o "W+W" de Gabriele e Oscar Buratti, inspiraram-me e motivaram ao projetar com foco na reutilização de recursos. De qualquer forma, a água da chuva sempre foi usada, e essa ideia é apenas mais uma proposta para ajudar numa causa que considero importante.
Como funciona?
O projeto pretende recolher, filtrar e utilizar eficientemente a água da chuva para o ambiente doméstico, sendo um sistema autossuficiente que utiliza força e gravidade potenciais. Isso incentiva a sustentabilidade no ambiente doméstico e reduz a dependência de sistemas de água centralizados.
O design é composto por três partes principais. A telha que inclui um primeiro filtro e recolhe a água da chuva no telhado; um segundo filtro incorporado na estrutura do telhado; e uma caixa de água, que é modular, cujo volume pode variar dependendo do uso de água na casa.
O projeto pretende recolher, filtrar e utilizar eficientemente a água da chuva para o ambiente doméstico
A telha tem o tamanho padrão de uma telha plana, permitindo que ela caiba sem nenhum problema no telhado. O segundo modelo, que tem o dobro da largura, cobre uma área maior. Na superfície externa, possui uma grade que atua como o primeiro filtro, deixando de lado objetos maiores, como galhos e folhas. Através desta grelha, a água entra numa pequena câmara que funciona como entrada para a estrutura do telhado e direciona a água, para o interior da casa, onde se encontra o segundo filtro e o tanque, de onde é fornecida para a cisterna.
O terceiro elemento do projeto, o tanque, possui um componente central modular, com volume de 500 litros. Desta forma, o utilizador pode acrescentar ou remover volume, dependendo do consumo de água que possui. A estrutura da peça modular tem um tamanho de 1 metro x 1m x 05 m de altura, (com um volume de 500 litros) e é empilhada e aparafusada aos restantes componentes do depósito, sendo leve e fácil de usar.
Além disso, o projeto inclui elementos como vertedouros de água, em caso de transbordamento; peças para evitar a entrada de insetos ou roedores e isolamento térmico para evitar o efeito Cold-bridge, elementos que eu não imaginava que seriam necessários no início do projeto.
Esta telha pode ser instalada em todas as casas?
O design, como tal, é adaptável, para que possa ser instalado dentro de uma casa já construída. No entanto, é verdade que é mais fácil planeá-lo e instalá-lo numa casa recém-construída. O único requisito essencial é que a casa tenha telhado e que use telhas.
O único requisito essencial é que a casa tenha telhado e que use telhas.
Quanta poupança isso poderia gerar?
Surpreendentemente, grande parte do consumo de água dentro de uma casa não requer água potável. Pode dar para descargas na sanita e lavar a roupa com água da chuva, desde que devidamente filtrada e tratada, conseguindo uma poupança de energia, ao nível da água, até metade do consumo habitual (assumindo que o produto funciona em plena capacidade).
De facto, nas áreas rurais e nas construções tradicionais podemos encontrar sistemas semelhantes (nos quais também me inspirei). Isso reduz o consumo de água e reutiliza a água que obtemos naturalmente. Outra vantagem adicional que meu projeto incorpora é que, ao introduzi-lo no ambiente doméstico e usar a gravidade e a energia potencial, permite que o consumidor use a água da chuva de forma eficiente, sem gerar mais gastos com filtros mecânicos ou sistemas de bombeamento que usam energia e recursos extras.
Será muito mais caro em comparação com uma telha comum?
Tenho estado em contacto com empresas de moldagem e layout de produtos e, embora não tenha um custo fixo (depende de unidades, materiais, prazo de entrega etc.), aumenta o preço de produção em comparação com um ladrilho padrão.
A minha intenção é sempre projetar de forma democrática, tentando tornar o meu trabalho disponível para qualquer pessoa. Este projeto cria um impacto positivo tanto ambiental quanto economicamente, reduzindo o consumo de água de abastecimento centralizado e também reduzindo o gasto de água, economizando dependendo da chuva que pode ser recolhida. Também se deve levar em consideração o preço do produto, transporte e instalação, mas certamente cria um benefício económico a longo prazo.
Tem despertado interesse nas empresas?
Eu não esperava que tivesse a receção que teve. Para minha surpresa tem tido repercussões nacionais e internacionais, sendo reconhecido em prémios como o 'London New Designers', onde fui reconhecido com o 'Design Impact Award'.
Além disso, em Espanha, recebi telefonemas e parabéns de organizações públicas voltadas para o design e o setor ambiental.
O design tem que ser uma das pernas que fornece soluções, porque esse é o nosso trabalho, fornecer soluções
Tive a sorte de Valência ser a Capital Europeia do Ambiente este ano e de ter sido a Capital do Design há alguns anos. No entanto, não há empresas específicas que tenham mostrado interesse firmemente ou que tenham perguntado sobre o meu trabalho, que está resumido no meu site. Espero trabalhar no que gosto, que é o design do produto.
Vê as casas do futuro com as telhas que projetou?
Eu adoraria, mas não sei, honestamente. Vejo um futuro em que a água será cada vez mais escassa e em que todos, com o melhor da nossa capacidade, terão que contribuir para tentar alcançar um mundo mais sustentável. O design tem que ser uma das pernas que fornece soluções, porque esse é o nosso trabalho, fornecer soluções. Esta telha é apenas uma proposta de melhoria, uma pequena solução que traz algo muito mais importante: economizar água.
Para poder comentar deves entrar na tua conta