
Construir uma casa numa cascata tem sido um recurso extremamente recorrente na história da arquitetura. Dos palácios antigos à nossa modernidade, são inúmeros os exemplos e tipologias que podem ser encontrados em todo o planeta. Talvez um dos mais famosos seja Frank Lloyd Wright e a sua famosa casa em cascata localizada na Pensilvânia.

No entanto, alguns arquitetos olham para o conceito de cascata como um elemento inclinado ou escalonado e aplicam-no à própria arquitetura. É o caso da chamada Cascade House, uma casa reformada pelo arquiteto John Ellway localizada em Queensland (Austrália) cuja inclinação do terreno se reflete para fora e influencia a composição interior da casa.

Uma casa escalonada aberta para o jardim
A Cascade House é uma antiga casa de campo do início do século XX renovada pelo arquiteto australiano John Ellway com o objetivo de transformá-la numa casa de família aberta. Essa reforma consistiu, em linhas gerais, em criar espaços mais lúdicos para as crianças.

As mudanças de nível são o elemento mais característico e influente do interior da casa, e aqueles com os quais se brincou para criar espaços abertos para evocar a sensação de viver num jardim. Como explica Ellway: "A planta escalonada permite que os espaços de estar se abram para o exterior e para a piscina, criando uma conexão ininterrupta com o jardim, além de criar um lugar para conversar, comer e brincar".

Uma reforma com poucas obras
Um dos principais objetivos da Ellway era realizar a reforma com o mínimo de intervenção possível. Em parte, para controlar os custos, mas sobretudo "porque a sua estrutura original de madeira e revestimentos de parede ainda estavam em bom estado, pois estavam protegidos da chuva e do sol por varandas profundas que prolongaram a sua vida útil". Assim, as principais tarefas realizadas foram melhorar o isolamento, consertar o piso, trocar a instalação elétrica, pintar as paredes e adicionar um anexo nas traseiras da casa para instalar duas casas de banha e uma lavandaria.
O resultado foi uma casa prática e aberta. A espaçosa cozinha e sala de jantar são concebidas em plano aberto com paredes revestidas de cimento cinza. O mobiliário desta parte da casa é feito de contraplacado de bétula com uma bancada de granito que percorre o final do espaço e termina numa piscina exterior. A escolha destes acabamentos interiores foi realizada através da colaboração da família proprietária com a designer Jacqueline Kaytar.





Para poder comentar deves entrar na tua conta