
Com as eleições à porta, no dia 18 de maio, o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, tem estado sob os holofotes. Nascido a 13 de abril de 1977, Pedro Nuno de Oliveira Santos, é natural de São João da Madeira, cidade do distrito de Aveiro. A sua atividade política levou, Pedro Nuno Santos, a residir na capital portuguesa. Mas, onde vive Pedro Nuno Santos?
Em que cidade vive Pedro Nuno Santos?
Pedro Nuno Santos, atual secretário-geral do Partido Socialista, vive em Lisboa desde 2015, ano em que integrou o primeiro Governo de António Costa. Segundo a CNN, atualmente, vive no bairro de Telheiras, uma freguesia que pertence ao concelho do Lumiar, com a família. De acordo com a Sábado, a casa custou 740.000 euros, sendo que 450.000 euros eram de um crédito da CGD e 290.000 euros de fundos próprios da mulher.
Além do T4 em Telheiras, em 2022, adquiriu uma propriedade em Montemor-o-Novo, no Alentejo, por 570.000 euros com recurso a um crédito de 455.950 euros. Os restantes 114.050 euros teve origem em fundos próprios do casal, segundo apurou a Sábado.
Como é viver em Lisboa?

A capital portuguesa oferece um clima ameno, que permite aos seus habitantes desfrutar de atividades ao ar livre durante quase todo o ano. A sua oferta cultural inclui museus, teatros e uma gastronomia diversificada, desde a tradicional até à internacional. Além disso, Lisboa é conhecida pela sua infraestrutura eficiente, incluindo um sistema de transporte público acessível e eficaz.
O mercado imobiliário em Lisboa tem registado um aumento significativo nos últimos anos, refletindo a crescente popularidade da cidade. Arrendar ou comprar casa na zona do Lumiar pode ser bastante competitivo, com preços que variam conforme a localização e as características do imóvel. Atualmente, o preço do metro quadrado no Lumiar ronda os 4.642 euros, valor que continua a subir ultimamente, tal como mostram os dados do idealista. Ao nível do arrendamento, os preços rondam os 16,3 euros/m2.
O percurso profissional de Pedro Nuno Santos

Licenciado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL), em economia, desde cedo envolveu-se no associativismo estudantil, tendo sido presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite e membro da direção da Associação de Estudantes do ISEG. A sua carreira política iniciou-se na Juventude Socialista, onde foi secretário-geral entre 2004 e 2008.
No Governo, Pedro Nuno Santos assumiu o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares entre 2015 e 2019, sendo responsável pela coordenação da solução governativa conhecida como "geringonça", que uniu o PS ao PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes. Em 2019, foi nomeado Ministro das Infraestruturas e da Habitação, cargo que ocupou até 2022, destacando-se pelas ideias que englobam a ferrovia e a defesa da construção do novo aeroporto de Lisboa. Em dezembro de 2023, foi eleito secretário-geral do Partido Socialista, sucedendo a António Costa, com 62% dos votos, cargo que ocupa atualmente.
A vida familiar de Pedro Nuno Santos
É filho de Maria Augusta Leite de Oliveira Santos e de Américo Augusto dos Santos, empresário do grupo Tecmacal, ligado ao setor do calçado e equipamento industrial, e foi vereador pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de São João da Madeira.
Pedro Nuno Santos vive em união de facto com Ana Catarina Gamboa, economista e antiga militante da Juventude Socialista, que atualmente é chefe de Gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, com quem tem um filho, Sebastião.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta