Medida permite compra da primeira casa com taxa de juro de 3%. Limites de elegibilidade situam-se nos 255 milhões de euros.
Comentários: 0
Hungria
Getty images

O novo programa de crédito habitação lançado pelo governo húngaro está a provocar uma corrida aos bancos e conservatórias do país. A medida permite a compra da primeira casa com uma taxa de juro de 3%, bem abaixo das taxas de mercado, que rondam os 6% a 7%. Os limites de elegibilidade situam-se nos 100 milhões de florins (255 milhões de euros à taxa de câmbio atual) para apartamentos e 150 milhões para moradias.

De acordo com o Euronews, o impacto foi imediato. As chamadas para as imobiliárias aumentaram 90% na primeira semana de setembro em comparação com o final de agosto. László Balogh, economista-chefe do portal ingatlan.com, sublinhou que a procura cresceu não apenas em Budapeste, mas também em localidades mais pequenas, onde o interesse subiu entre 40% e 50%. “Há um aumento geral do interesse”, afirmou, admitindo ainda que muitos compradores estão a antecipar-se a um previsível aumento dos preços.

Também os bancos registaram uma pressão acrescida. Na publicação, Anna Florova, diretora de crédito do OTP Bank, explicou que “muitos clientes começaram a fazer novos cálculos, alguns retiraram pedidos de empréstimo, outros renegociaram anteriores”. A responsável admitiu ainda que a elevada procura obrigará a melhorar os processos de análise, face ao elevado volume de candidaturas recebidas.

Segundo o meio de comunicação europeu, o programa não tem limite de idade e até estrangeiros com seis meses de trabalho na Hungria podem candidatar-se. Andrea Kovács, agente imobiliária em Pécs, notou “um aumento significativo do interesse” em imóveis entre 50 e 60 milhões de florins, faixa de preço ainda disponível no mercado local. 

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, apresentou a medida como peça-chave para reforçar a sua popularidade política, embora a sustentabilidade financeira do programa levante dúvidas. Após o primeiro ano, o encargo será suportado pelo orçamento estatal durante mais de duas décadas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta