Já conheces as mais recentes caldeiras de condensação? Fica a conhecer em que se distinguem das caldeiras a gás convencionais.
Comentários: 0
duche
Unsplash

Com a chegada do frio do inverno, ter água quente de forma permanente torna-se uma prioridade nos lares portugueses. No entanto, nem todos os consumidores têm acesso a soluções eficazes, que permitam poupar energia.

Para responder a estas necessidades surgem as caldeiras de condensação, que fornecem água quente sanitária quase instantaneamente e aproveitam ao máximo a energia consumida. De seguida, veremos como funcionam, quais as suas vantagens e como é possível integrá-las com sistemas solares.

Caldeiras de condensação: o que são?

duche
Unsplash

As caldeiras de condensação são equipamentos de aquecimento avançados e de elevada eficiência, responsáveis pelo fornecimento de água quente sanitária (A.Q.S.) e aquecimento central de maneira imediata em toda a casa. O seu grande diferencial em relação a outros sistemas de aquecimento de água está na tecnologia de condensação, que aproveita o calor presente nos gases produzidos durante a combustão, a fim de otimizar o rendimento energético e diminuir o gasto de combustível.

As caldeiras de condensação adaptam-se ainda a diferentes necessidades de potência, tanto para o aquecimento de ambientes quanto para a produção de água quente, oferecendo uma poupança na fatura de energia. São comuns em imóveis modernos ou recentemente renovados, onde há um sentido de responsabilidade para com o meio ambiente, mas sem prescindir da energia a gás.

Como funcionam as caldeiras de condensação?

As caldeiras de condensação funcionam de forma inovadora e permitem-te aproveitar ao máximo a energia do gás que utilizas. De forma resumida, podes entender o seu funcionamento através destes quatro principais pontos:

  • Recuperação de calor dos gases de exaustão: os gases quentes da combustão passam por um segundo permutador de calor, e parte desse calor é reaproveitada através da condensação do vapor de água, o que aumenta a eficiência energética da caldeira;
  • Aquecimento eficiente de água: o calor recuperado serve para pré-aquecer a água antes de chegar aos teus sistemas de aquecimento ou às torneiras, garantindo a água quente quase instantânea e um menor consumo de combustível;
  • Emissões reduzidas e funcionamento silencioso: a condensação permite que a caldeira funcione de forma muito silenciosa e emita menos gases poluentes, cumprindo as normas ecológicas em vigor como Ecodesign e Ecolabelling;
  • Controlo inteligente e versatilidade: muitas caldeiras permitem-te controlar o equipamento através de um smartphone ou integrá-lo em sistemas domésticos inteligentes. Logo, é uma opção que se adapta a qualquer tipo de espaço.

Caldeiras antigas vs. as caldeiras de condensação

caldeira Leroy Merlin
Leroy Merlin

Para garantires um consumo otimizado da energia da tua casa poderás substituir uma caldeira antiga por outra moderna. As mais recentes, como estas caldeiras de condensação, aproveitam o calor de maneira mais eficaz. De referir que ambas aquecem a água através da combustão do gás, mas o processo seguinte é o que as distingue:

  • Caldeiras antigas: depois de aquecerem a água, libertam os gases da combustão diretamente pela chaminé. O problema é que estes gases de exaustão são quentes e contêm vapor de água, que por sua vez, carrega uma grande quantidade de energia. Essa energia, que poderia ser aproveitada, acaba por se perder para o exterior.
  • Caldeiras de condensação: são mais eficientes, porque recuperam o calor contido nesses gases de escape. Como? Simplesmente arrefecendo os fumos até que o vapor de água se condense. Ao fazê-lo, libertam um calor adicional que é usado para pré-aquecer a água, exigindo menos gás para chegar à temperatura ideal.

Isto significa que, ao contrário das caldeiras antigas que desperdiçam energia, as caldeiras de condensação aproveitam praticamente 100% do potencial do gás, resultando em poupanças significativas na tua fatura.

A maioria das caldeiras de condensação pode também trabalhar em conjunto com um sistema solar, aproveitando a água pré-aquecida pelo sol para reduzir ainda mais o consumo de gás. Mas será que esta combinação faz sentido nos meses com menos luz e sol?

Caldeira de condensação com painéis solares: faz sentido no inverno?

painéis solares
Unsplash

Sim, faz sentido combinar uma caldeira de condensação com painéis solares, mesmo nos meses de inverno, embora a produção de energia solar seja naturalmente menor devido aos dias mais curtos e à menor incidência de sol.

A grande vantagem desta combinação é que a caldeira utiliza a água pré-aquecida pelos painéis solares, reduzindo significativamente o consumo de gás. Mesmo que os painéis não aqueçam a água até à temperatura ideal, a caldeira entra em funcionamento apenas para complementar o aquecimento, garantindo água quente suficiente ao longo de todo o ano. Além disso, esta solução permite-te maximizar a poupança anual:

  1. Nos meses mais quentes, a água fornecida pelos painéis pode ser suficiente para dispensar quase totalmente o uso da caldeira;
  2. No inverno a caldeira atua apenas como apoio.

É importante agora fazer a melhor escolha para encontrar a melhor combinação. Deverás perceber o espaço disponível para a instalação destes equipamentos e perceber se existe disponibilidade financeira da tua família para o investimento. Claro, traz flexibilidade, mas tudo depende das necessidades específicas de cada habitação.

Preços das caldeiras de condensação

Em Portugal, os preços das caldeiras de condensação começam a partir de cerca de 1.300 euros em lojas como a Leroy Merlin, valor que não inclui os custos adicionais de instalação, como mão de obra, materiais ou adaptações no sistema de aquecimento. Estes preços são bastante próximos dos praticados por outros estabelecimentos, como a Worten Portugal.

Para além do preço, as caldeiras de condensação destacam-se por características que acrescentam valor ao investimento. Possuem dimensões reduzidas, tornando a instalação mais flexível, e ligações eletrónicas simples que permitem ajustes sem abrir a caixa. O sistema garante conforto em água quente sanitária, com tempos de espera curtos e estabilidade de temperatura mesmo perante variações na procura.

Vou poupar energia e água com uma caldeira de condensação?

Sim, uma caldeira de condensação permite-te poupar energia e água de forma significativa, garantindo a tal eficiência energética que procuravas. É também uma escolha certa para reduzir o impacto ambiental e tornar a tua casa mais sustentável. Recapitulando:

  • Reduz o consumo de combustível em comparação com as caldeiras tradicionais;
  • Fornece água quente quase instantaneamente, evitando o desperdício;
  • Mantém uma temperatura constante, mesmo quando há maior procura;
  • Funciona de forma silenciosa e adapta-se facilmente a diferentes espaços;
  • Tem uma vida útil longa e requer pouca manutenção, assegurando um bom retorno do investimento.

Talvez este seja o momento ideal para renovares a caldeira a gás da tua casa. A União Europeia definiu novas regras para a substituição gradual deste tipo de equipamento: a partir de 2025, os Estados-membros devem incentivar a transição para alternativas mais sustentáveis e, entre 2035 e 2040, prevê-se o fim total das caldeiras a gás nas habitações.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta