Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Gás natural

Últimas notícias sobre "Gás natural" publicadas em idealista.pt/news

Deco Alerta: Tudo o que é preciso saber sobre as inspeções às instalações de gás em casa

Todo o cuidado é pouco na hora de tratar do abastecimento do gás em casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, assegurada pela Deco para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este processo e ajudamos-te a manter o lar em segurança.

Notícia sobre:

Faturas da luz e gás natural mais baratas a partir de julho com IVA a 6%

Será a partir do dia 01 de julho de 2019 que as contas da eletricidade e do gás natural vão ficar mais baratas para os pequenos consumidores. Em causa está a entrada em vigor da aplicação do IVA reduzido a 6% (contra os atuais 23%),

Notícia sobre:

Consumo de gás natural dispara e aproxima-se de máximos de 2011

O consumo de gás natural em Portugal quase duplicou nos últimos 15 anos. Em 2016, o consumo de gás natural no Continente e Madeira atingiu 4.751 milhões de m3, bem mais que em 2001: 2.411 milhões de m3. Em causa estão dados da Direção Geral de Energia e Geologia, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index 2018 da Marktest.

Notícia sobre:

Gás e luz: famílias poupam 100 euros por ano com mudança de tarifário e operador

Reduzir despesas e fazer crescer as poupanças. Este objetivo já levou vários consumidores ao Poupa Energia, uma ferramenta lançada pelo Governo que permite comparar ofertas. Aqueles que mudaram de tarifário ou comercializador de energia, em 2018, através deste portal, conseguiram uma poupança média de 100 euros por ano nas suas faturas.

Notícia sobre:

Leitura de contadores do consumidor “prevalece sobre estimativas de consumo”, alerta ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) está preocupada com as más práticas existentes em Portugal por parte das operadoras de eletricidade na comunicação das leituras dos contadores. A empresa lançou, nesse sentido, um alerta, considerando que “a leitura comunicada pelo consumidor prevalece sobre qualquer estimativa de consumo”.

Notícia sobre:

Famílias estão a pagar 103 euros a mais por ano na fatura do gás natural

As famílias estão a pagar todos os meses 8,6 euros na fatura de gás natural pela Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), de acordo com a Entidade reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Feitas as contas, são 103 euros a mais por ano por uma taxa que deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há ano e meio.

Notícia sobre:

Deco exige devolução da taxa de ocupação do subsolo aos clientes de gás natural

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor quer saber porque é que os clientes de gás natural continuam a pagar a Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), que devia ser suportada pelas empresas desde janeiro de 2017. A entidade exige a devolução dos valores pagos.

Notícia sobre:

Consumo de gás natural em Portugal em níveis históricos

O consumo de gás natural em Portugal disparou 24,8% num ano – em 2017 face a 2016 –, para 69,7 TeraWatt-hora (TWh), impulsionado pelo mercado elétrico. Trata-se, de resto, do consumo anual mais elevado de sempre.

Notícia sobre:

Famílias com gás de botija pagam mais 119 euros por ano

As famílias que utilizam gás de botija pagam mais 119 euros por ano que as que consomem gás natural. A Deco Proteste revelou que 2,6 milhões de lares portugueses que utilizam gás de botija pagam a mais, anualmente, 310 milhões de euros, sendo que as faturas mais pesadas encontram-se no sul do país.

Notícia sobre:

Tarifa social do gás natural continuará a ter desconto de 31,2%

O Governo voltou a fixar em 31,2% o desconto da tarifa social do gás natural que irá vigorar a partir de 1 de julho. Trata-se de um desconto para as famílias economicamente vulneráveis que terminava a 30 de junho de 2017.

Notícia sobre: