O número de trabalhadores estrangeiros a chegar a Portugal caiu para 12 mil, revela o Banco de Portugal.
Comentários: 0
Entradas de trabalhadores estrangeiros em Portugal
Fonte: Banco de Portugal

A imigração em Portugal entrou numa fase de forte desaceleração após o pico registado entre 2022 e 2023. Em 2024 e ao longo de 2025, o número de trabalhadores estrangeiros a entrar no país caiu de forma acentuada, enquanto as saídas continuam a aumentar, desenhando uma inversão clara da tendência que sustentou o mercado de trabalho nos últimos anos.

Segundo o ECO, com base numa análise do Banco de Portugal, as entradas de estrangeiros registados na Segurança Social diminuíram 35% nos primeiros oito meses de 2025 face ao mesmo período de 2024, passando para uma média mensal de cerca de 12 mil pessoas. Ao mesmo tempo, o saldo migratório tem vindo a deteriorar-se rapidamente, com o pico mensal a cair quase para metade em apenas dois anos, refletindo sobretudo a forte quebra nas entradas.

O jornal destaca ainda que as saídas de estrangeiros seguem o movimento inverso há sete anos consecutivos, tendo aumentado quase 40% em 2024 e duplicado face a 2022. Este êxodo, que inclui trabalhadores empregados e qualificados, coloca um desafio estrutural à economia portuguesa, cada vez mais dependente da imigração para responder ao envelhecimento da população e às necessidades do mercado de trabalho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta