Nem só de casas novas vive o imobiliário de luxo. A reabilitação pode ser a via para uma habitação de sonho e há verdadeiros imóveis premium em Portugal à espera de ganhar novo dono e nova vida. Alguns precisam de reformas parciais e outros têm mesmo de passar por todo um processo de recuperação que faça renascer o charme e requinte que outrora tiveram, adaptado aos gostos e necessidades de quem agora lá quer viver ou investir. Os dados mais recentes do idealista revelam que a oferta de casas de luxo para comprar e reabilitar em Portugal mais do que duplicou no último ano. Isto quer dizer que as famílias com alto poder de compra e investidores têm hoje um maior leque de escolha por imóveis premium com potencial de valorização do que há um ano.
No último trimestre terminado em outubro, contabilizaram-se mais de 1.000 casas de luxo à venda para reabilitar em Portugal, uma oferta que mais do que duplicou face ao mesmo período do ano anterior. Mas estas habitações para recuperar, que estão à venda no país por mais de um milhão de euros, têm diferentes tipologias, localizações e graus de manutenção, podendo requerer tanto pequenas obras de remodelação como reabilitações mais profundas.
Desde logo, salta à vista que a grande maioria destas habitações premium para recuperar no país diz respeito a moradias (quase 80% do total). Já os apartamentos de gama alta estão em menor número, havendo pouco mais de 200 para comprar e remodelar. O que a análise aos dados do idealista/data também mostra é que tanto o stock das moradias como o de apartamentos aumentou para mais do dobro no último ano - com especial destaque para os apartamentos que quase triplicou.
Este alto crescimento da oferta de casas premium para vender e recuperar acabou por diminuir a pressão da procura a nível nacional na ordem dos 30% para ambas as tipologias. Ou seja, as famílias endinheiradas e os investidores continuam a ter interesse por este tipo de imóveis de luxo, mas hoje a procura está mais distribuída pela maior oferta existente.
Já os efeitos desta dinâmica do mercado premium nos preços da habitação foi outra. Enquanto as moradias de luxo para recuperar mantiveram o custo mediano a nível nacional nos 1.700.000 euros no último ano, os apartamentos de luxo aumentaram o preço na ordem dos 7% para os 1.500.000 euros.
Onde há mais casas de luxo para recuperar em Portugal?
Quem procura moradias de luxo para recuperar no nosso país tem, hoje, muito mais opções de escolha do que há um ano, uma vez que o stock cresceu não só a nível nacional, como também ao nível dos distritos e ilhas. Em Faro e na ilha da Madeira, a oferta deste tipo de imóveis quadruplicou, enquanto no distrito de Lisboa duplicou e no Porto cresceu 33%.
Ainda assim, a oferta representativa de moradias premium à venda, com potencial de valorização por via da reabilitação, está distribuída apenas por oito distritos e ilhas. É Lisboa que reúne maior oferta (321 imóveis), seguida de Faro (268), Porto (80), Setúbal (69) e a ilha da Madeira (50). Já os distritos de Leiria, Braga e Viana do Castelo possuem menos de duas dezenas destes imóveis no mercado residencial de luxo, mostram os dados do idealista/data.
Esta maior disponibilidade de moradias de luxo para vender e recuperar acabou por dispersar a procura, refletindo-se numa diminuição desta pressão em todas as localizações em análise, com destaque para a ilha da Madeira (-79%), Leiria (-66%) e Braga (59%). Em Lisboa e no Porto este arrefecimento da pressão da procura foi menor (na ordem dos -20% e -34%, respetivamente).
Já os preços das moradias premium para recuperar variaram de forma díspar no último ano, tendo subido em três distritos com destaque para Leiria (+34%) e descido em quatro localizações, com a queda mais acentuada registada em Braga (-14%). As habitações deste tipo mais caras de todas situam-se em Faro, apresentando o custo mediano de 1.900.000 euros no trimestre terminado em outubro, seguida de Lisboa (1.850.000 euros). E as luxuosas moradias para reabilitar com preços mais baixos localizam-se em Braga (1.295.000 euros).
Também há mais apartamentos premium para remodelar atualmente do que há um ano. Mas a oferta cresceu de forma significativa apenas em quatro distritos e ilhas: Faro, Lisboa, ilha da Madeira e no Porto. O distrito lisboeta é o que possui maior oferta (102), seguido do distrito da Invicta (52).
Tal como se verificou no caso das moradias, também nos apartamentos premium para vender e reabilitar observou-se uma diminuição da pressão da procura por via do aumento da oferta em Lisboa, Porto e Faro. Já na ilha da Madeira a procura não subiu nem desceu apesar do stock ter duplicado, revelam ainda os dados.
Os preços medianos dos apartamentos de luxo para recuperar variam entre os 1.450.000 euros em Faro (depois de terem descido 55% num ano), chegando mesmo aos 1.525.000 euros em Lisboa (após um crescimento anual de 17%).
Todos estes luxuosos imóveis residenciais têm potencial de valorização futura, após avançar com a sua reabilitação integral ou pequenas obras de remodelação na sala, cozinha, quartos, casas de banho ou até no jardim e piscina, transformando-os em verdadeiras casas de sonho.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta