Preço médio das casas adquiridas por jovens supera os 205 mil euros, revela Ministério das Finanças.
Comentários: 0
Isenção de IMT para jovens
Getty images

Quase 61 mil jovens até aos 35 anos aproveitaram a isenção do IMT e Imposto de Selo para comprar a sua primeira casa em 2025. Contas feitas, foram adquiridas mais de 41 mil casas ao abrigo desta isenção fiscal por um preço médio superior a 205 mil euros.

“Em 2025, 60.947 jovens beneficiaram de isenção total ou parcial de IMT e Imposto do Selo na aquisição de 41.370 imóveis para habitação própria e permanente, com um valor médio de aquisição de 205,7 mil euros, sendo o montante do benefício médio, por prédio, de 6,3 mil euros", revelou o Ministério das Finanças citado pelo Público.

Estes dados foram partilhados pelo Governo, mas sem qualquer avaliação do seu impacto na procura de casas para comprar e nos preços. Um estudo recente do Iscte-IUL, lembra o mesmo jornal, apontam que estas e outras medidas do lado da procura (como a garantia pública também para jovens) contribuíram para acelerar a subida dos preços das casas. E concluíram que o dinheiro poupado com estes benefícios fiscais acabou por ser absorvido pela valorização da habitação.

Recorde-se que, em 2025, a isenção de IMT total foi válida para casas à venda que custaram até 324.058 euros. E a isenção parcial do imposto foi aplicada a casas até 648.022 euros. Trata-se de um apoio público que entrou em vigor em agosto de 2024 destinado apenas a jovens até aos 35 anos na compra da sua primeira habitação própria e permanente.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta