Apoio ao arrendamento

Pedidos de habitação às câmaras aceleram – e lista de espera aumenta

A crise no acesso à habitação está a deixar marcas, havendo cada vez mais pessoas a recorrer às câmaras a solicitar apoio ao pagamento da renda. Muitos dos pedidos continuam, no entanto, sem resposta. Em Lisboa, por exemplo, estão submetidas cerca de 8.400 candidaturas no Programa de Arrendamento Apoiado, sendo que há cinco anos, em 2021, eram cerca de 5.200. No Porto, o número é inferior, fixando-se em 1.200.
IRS Jovem em Portugal

IRS Jovem: tenho 23 anos e comecei agora a trabalhar, tenho direito?

A entrada em vigor do IRS Jovem, que se destina a jovens até aos 35 anos, tem gerado dúvidas entre os trabalhadores. Quem pode, afinal, beneficiar do IRS Jovem e qual o valor da isenção em 2025? E como solicitar o IRS Jovem à entidade empregadora? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Garantia pública no crédito habitação em Portugal

Garantia pública no crédito da casa: 5 maiores bancos com 2.800 pedidos

Os cinco maiores bancos a operar em Portugal – Santander, Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI, Novo Banco e BCP – já receberam mais de 2.800 pedidos de crédito habitação ao abrigo da garantia pública para apoiar jovens a comprar a primeira casa. De recordar que foram 18 as instituições bancárias que aderiram à medida, pelo que o número tende a ser mais elevado.
Garantia pública no crédito da casa para apoiar jovens

Garantia pública no crédito da casa: bancos já marcam escrituras

Os bancos já estão a agendar as primeiras escrituras para a compra de casa ao abrigo da garantia pública do Estado no crédito habitação, devendo os primeiros contratos ser celebrados ainda em janeiro. O interesse por parte dos jovens – os interessados têm de ter até 35 anos, sendo este um dos requisitos – parece estar a ser elevado, havendo muita procura nestes primeiros dias de comercialização.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito habitação já em vigor e dura até 2026

Os jovens entre 18 e 35 anos de idade que queiram comprar a primeira casa já vão poder usufruir de uma garantia pública no crédito habitação até 15% do valor do valor do imóvel, se este não ultrapassar os 450.000 euros. Isto porque foi publicada em Diário da República, esta sexta-feira (27 de setembro de 2024), a regulamentação da medida, que entra em vigor sábado – na prática segunda-feira (30 de setembro de 2024). Trata-se de uma iniciativa que já tinha sido avançada pelo Governo, mas sabe-se agora que estará em vigor até dezembro de 2026. 
apoios jovens

Apoios jovens: um guia completo da casa ao trabalho

Os jovens têm tudo o que precisam para construir um futuro risonho? Embora se deve ambicionar sempre melhores condições, podemos constatar uma preocupação com a juventude nas medidas que o Estado apresenta.  Não sendo tudo o que eles necessitam, será certamente algo importante.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito avança: Governo tem 60 dias para regular

A criação da garantia pública no crédito habitação, que vai ajudar os jovens até aos 35 anos na compra da primeira casa, é uma das medidas anunciadas pelo Governo para dar resposta à crise na habitação. O Decreto-Lei n.º 44/2024, que estabelece as condições em que o Estado pode prestar uma garantia pessoal a instituições de crédito para a concessão de crédito, já foi publicado em Diário da República, entrando em vigor esta quinta-feira (11 de julho de 2024). O Executivo tem depois 60 dias para criar regulação específica.  
Isenção de IMT para jovens

Jovens vão comprar mais casas em Portugal com isenção do IMT

Os jovens até aos 35 anos já vão poder comprar casa em Portugal sem ter de pagar IMT e Imposto de Selo, depois de a proposta do Governo de Montenegro ter sido aprovada no Parlamento esta quarta-feira, dia 12 de junho. Esta é uma medida “positiva” que vai facilitar o acesso à habitação por parte dos jovens e que tem potencial para impulsionar a compra de casas por estas famílias, admitem os vários especialistas ouvidos pelo idealista/news. Mas também alertam que há riscos a serem considerados, nomeadamente o potencial de subir ainda mais o preço das casas por via do aumento da procura, e ainda o facto de abranger a população jovem que não precisa de apoio para adquirir casa.
Como funcionam os novos apoios às famílias

Apoio de 30 euros às famílias mais vulneráveis: como funciona?

Perante o aumento do custo de vida gerado pela alta inflação e pela subida dos juros, o Governo de António Costa apresentou na passada quinta-feira, dia 23 de março, um novo conjunto de medidas. E uma delas passa por dar um apoio de 30 euros por mês às famílias mais vulneráveis. Mas quem é que vai receber este apoio? E como é que funciona? Explicamos tudo neste artigo.
Compra de casa pelos jovens

Jovens a comprar casa: PSD quer isenção de IMT e apoio financeiro

O PSD vai apresentar esta terça-feira, dia 7 de março, duas medidas focadas em facilitar a compra de casa por parte dos jovens portugueses, que saem cada vez mais tarde de casa dos pais. A isenção de IMT e de imposto do selo na compra de habitação própria é uma as propostas do partido liderado por Luís Montenegro. E outra passa mesmo pela atribuição de uma garantia pública do valor de entrada que os jovens têm de pagar ao banco no momento de pedir um crédito habitação para adquirir casa, sendo assim assegurado um financiamento a 100%.
comprar casa

Empresas podem apoiar jovens a comprar casa com fundo de compensação

As empresas vão poder usar verbas do Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) para formação ou apoio à habitação dos trabalhadores jovens a partir de julho, sendo necessário o acordo dos trabalhadores, segundo informação avançada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

OE 2022 à lupa: tudo o que vai mudar e mexer com a carteira dos portugueses

As expectativas para 2022 estão em alta: o Governo estima que a economia portuguesa cresça 5,5% voltando, assim, ao nível de riqueza pré-pandemia. Mas como? A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) - que já foi entregue na Assembleia da República esta segunda-feira, dia 11 de outubro de 2021 - prevê um conjunto de mudanças que vão transformar a vida dos portugueses e decerto mexer nas suas carteiras. Apresentamos as medidas previstas já para o próximo ano.

Apoios à contratação de jovens e desempregados de longa duração entram hoje em vigor

O novo regime de incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração, que prevê a dispensa temporária parcial ou total do pagamento de contribuições, entra hoje, dia 01 de agosto de 2017, em vigor. As empresas beneficiadas podem acumulam o direito à dispensa parcial ou isenção total do pagamento de contribuições para a Segurança Social com outros apoios à contratação.
Porta 65 vai ter dobro do dinheiro para apoiar arrendamento de jovens até 35 anos

Porta 65 vai ter dobro do dinheiro para apoiar arrendamento de jovens até 35 anos

O Porta 65, programa de arrendamento jovem, vai abranger um maior número de beneficiados a partir do próximo ano. O Ministério das Finanças está a ultimar a duplicação das verbas de apoio e o aumento da idade dos candidatos dos atuais 30 para 35 anos, no âmbito do Orçamento do Estado para 2017. Esta terça-feira, dia 20 de setembro, arranca uma nova fase de candidaturas do programa ainda à luz das atuais regras.