Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Espetacular sequência de como se consome uma casa arrasada por um rio de lava no Havaí (fotos)

Autor: Redação

Pouco mais de 45 minutos foi o tempo que demorou a derreter uma quinta com a lava do vulcão Kilauea, na localidade rural de Pahoa, situada na “ilha grande” do Hawaí, conhecida desta forma por ser a maior do arquipélago norte-americano do Pacífico. Esta casa consumida pela enorme massa quente é a primeira habitação destruída pelo vulcão, que ameaça os cerca de mil residentes desta povoação desde junho. 

E, segundo consta, isto é só o começo. As autoridade alertaram para o facto de haver pelo menos mas 50 casas que se encontram em risco, já que estão no curso imparável da lava. Além disso, o rio de fogo está perto de chegar a uma das principais estradas da zona. A lava podia bloquear a autoestrada 130, a única que liga o distrito de Puna com o resto da ilha, o que deixaria os seus 9.000 residentes isolados. 

Situado no sul da ilha, o vulcão Kilauea, um dos maiores do mundo, tem 1.277 metros de altura e a sua caldeira atinge uma profundidade de 165 metros, com um diâmetro de entre três e cinco quilómetros. As suas erupções são constantes desde 1983, mas poucas vezes deixaram sequências de imagens tão espetaculares como estas.