Comentários: 0
"Durmo na rua porque não quero viver numa mini-casa": conhece o sem-abrigo que transformou Paris no seu ginásio (vídeo)

Jacques Sayagh tem 50 anos e, como muitos outros sem-abrigo, tem uma história passada marcada por excessos de álcool e drogas. No entanto, a grande diferença com a maioria dos seus companheiros de tragédia, é que prefere viver na rua porque não quer "viver num mini-apartamento". Jacques não mendiga: converteu as ruas de Paris num ginásio e dedica o seu tempo a treinar para competir em eventos de culturismo.

Este sem-abrigo culturista chamou a atenção de Julien Goudichaud, um documentalista francês que lhe dedicou uma curta-metragem para em que se pode ver como vive com o básico e como engenhou para converter o mobiliário urbano parisiense na sua sala particular de pesos, atando elásticos aos varões exteriores de uma moradia, exercitando-se preso num farol ou a fazer flexões e abdominais sobre o asfalto.

Jacques recorre às ruas parisienses com os seus cães e os seus poucos pertences: suplementos alimentares, legumes e alguns poucos aparelhos de exercício fabricados por si próprio.

Quem se cruza com Jacques Sayagh duvida da sua idade pelo seu impressionante físico, "as pessoas não entendem porque durmo no chão, mas nunca tenho frio", conta no vídeo que tem mais de 1,5 milhões de reproduções no youtube.

Agora, e apesar das indicações dos médicos - preocupados com uma lesão de figado herdada dos seus tempos de má vida - está a fazer uma dieta extrema de apenas 1.500 calorias diárias para chegar sem um grama de gordura e água ao Grande Prémio dos Pirinéus, uma competição de culturismo, que se vai realizar no próximo dia 25 de abril.

"Tenho netos. Não quero que pensem que o seu avô é um imbecil. Quero que estejam orgulhosos de mim... é tudo o que quero", assegura Sayagh, que há vários anos não fala com o seu filho, o cantor remi ‘Jazzy’ Sayagh.

Apesar de que "as decisões vitais do meu pai nos separaram", aproveitando o êxito do vídeo no youtube "Jazzy" Sayagh lançou uma  campanha de crowdfunding para dar um lar ao seu pai "e que possa viver a sua paixão pelo desporto longe da rua".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade