Comentários: 0
Assim mudou o Central Park desde os violentos anos 80 (fotos)

As estatísticas da polícia dizem que em 1980 ocorreram em Nova Iorque (EUA) 180.235 crimes violentos, entre os quais 2.228 assassínios, 5.405 violações e 60.329 roubos com agressão. Muitos destes crimes ocorreram no conhecido Central Park, que na época não era o precioso pulmão verde da cidade dos arranha-céus que é hoje mas sim uma selva no meio de uma metrópole repleta de pessoas maldosas.  

Só naquele ano, ocorreram no Central Park mais delitos graves que os registados em toda a história até então. Num inquérito realizado na época concluiu-se que 65% dos utilizadores do espaço já tinham sido vítimas de algum tipo de crime violento. 

Também em 1980, o responsável camarário pelos parques e jardins de Nova Iorque, Gordon Davis, assumiu objetivo de recuperar o espaço para os nova-iorquinos. Para a causa recrutou os melhores jardineiros e paisagistas que havia na cidade para dar início à transformação do Central Park, o que se veio a consumar. 

Paralelamente, as autoridades também reforçaram a vigilãncia no parque. O cenário tardou, no entanto, a mudar de figura. Só em 1998, segundo um artigo publicado no “New York Times”, se deu o ponto de viragem. E o Central Park deixou de ser o pário de recreio dos delinquientes ou criminosos para transformar-se num ligar de diversão familiar, tal como o conhecemos nos dias de hoje.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta