De que nacionalidades são os presos estrangeiros em Portugal

Quantos estrangeiros estão presos em Portugal? E portugueses lá fora?

Em 2021, estavam detidos nas cadeias portuguesas 1.661 cidadãos estrangeiros, um número que representa uma diminuição de quase 33% face a dez anos antes – em 2011 eram 2.548. Por nacionalidades, mais de metade dos reclusos que estão detidos em solo nacional são originários de Cabo Verde (25,2%), Brasil (22,4%) e Guiné-Bissau (9,5%). Em causa estão dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, que constam no relatório Indicadores de Integração de Imigrantes 2022.
Como garantir segurança na internet

Cibercrime no Dia dos Namorados: 5 dicas de segurança na internet

Os criminosos costumam aproveitar as datas festivas para pôr os seus planos em prática. E o Dia dos Namorados não é exceção. Nesta altura do ano, os cibercrimes disparam mascarados de ofertas e descontos atrativos para experiências a dois. Mas quais são os sinais por detrás de um golpe informático? Neste artigo, reunimos 5 dicas para garantires a tua segurança e da tua cara-metade no mundo da internet.
Manuel Pinho no caso EDP

Familiares e imobiliária de Manuel Pinho sem sigilo bancário e fiscal

O ex-ministro da economia Manuel Pinho está indiciado por crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais no caso EDP. E, agora, o Ministério Público (MP) está empenhado em saber onde Manuel Pinho e a sua esposa, Alexandra Pinho, esconderam o património imobiliário ou financeiro. Foi com esse objetivo que decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos familiares diretos do casal e ainda da imobiliária da família.
Denúncias de crimes na Internet quase triplicaram com a pandemia

Denúncias de crimes na Internet quase triplicaram com a pandemia

As denúncias de crimes na Internet quase triplicaram com a pandemia da Covid-19. Em 2020, face ao ano anterior, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público (MP) recebeu 544 denúncias, mais 351 que no ano anterior, sendo que 138 foram encaminhadas para abertura de um inquérito.
Cibercrimes aumentaram “de forma exponencial” durante a pandemia, avisa PGR

Cibercrimes aumentaram “de forma exponencial” durante a pandemia, avisa PGR

O cibercrime disparou em Portugal com o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados revelados recentemente pelo gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a evolução deste fenómeno permitem concluir que o “número de crimes praticados nesta área – até dia 16 de abril – multiplicou-se de forma exponencial”.
PGR cria equipa especial para investigar crimes no futebol

PGR cria equipa especial para investigar crimes no futebol

A Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, decidiu nomear um pequeno grupo de procuradores para investigar exclusivamente crimes ligados ao futebol. A ideia não está a ser bem acolhida pelo Ministério Público (MP) e pela Polícia Judiciária (PJ).
Ex-presidente do Montepio suspeito de vários crimes em negócio de terrenos

Ex-presidente do Montepio suspeito de vários crimes em negócio de terrenos

António Tomás Correia, presidente da Caixa Económica Montepio Geral entre 2008 e 2015, está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de burla qualificada, abuso de confiança, branqueamento de capitais, fraude fiscal e “eventualmente corrupção”. O banqueiro terá recebido uma transferência de 1,5 milhões de euros de um construtor civil da Amadora no âmbito de um financiamento para a compra e a urbanização do Marconi Parque, detrás do hipermercado Continente da Amadora.