Comentários: 0
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2015: 18 rampas acessíveis que são barreiras arquitetónicas (fotos)

Hoje não é apenas 3 de dezembro de 2015, hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sendo que a acessibilidade dos edifícios e das barreiras arquitetónicas é um dos problemas mais importantes para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O que são as barreiras arquitetónicas?

As barreiras arquitetonicas para deficientes físicos são elementos que dificultam ou limitam o acesso de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida de participarem em atividades em sociedade.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando o ir e vir.

Ainda assim, hoje, no dia 3 de dezembro, damos um pequeno passeio por algumas cidades - portuguesas e estrangeiras - e damos de caras com rampas que são tudo menos acessíveis. Pouca planificação, pressa ou simplesmente falta de empatia para com as pessoas que se movem em cadeira de rodas. 

Como é possível ver nas imagens que apresentamos em baixo, as normas previstas na legislação para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada nem sempre é tida em conta.

Em causa estão denúncias feitas por sites como o Tododisca.com ou Abilities.com, que recuperamos hoje, 3 de dezembro de 2015, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e que deixam uma questão no ar: “Em que estavam a pensar os arquitetos que desenharam estas rampas?

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta