Comentários: 0

A ponte pedonal e ciclável VLM, estrutura cuja principal matéria-prima é a madeira, situada na maior avenida de Vilamoura, foi distinguida como uma das dez melhores do mundo pela revista italiana Domus, especializada em arquitetura e design.

A ponte, inaugurada em 2009 e que se estende por 160 metros na Avenida Vilamoura XXI, tem também uma componente artística, com duas imagens dinâmicas, criadas pelo artista plástico Domingos Loureiro, numa parede de 25 metros.

"O que começou por ser um exercício muito simples, acabou por tornar-se também numa obra de arte", explicou à Lusa o arquiteto Francisco Salgado Ré, um dos autores do projeto, sublinhando que a sequência de imagens, composta por 180 tábuas pintadas à mão, funciona como "frames [imagens fixas] de um filme".

Com este projeto, concebido pelo estúdio And-Ré, com sede no Porto, a equipa pretendeu também quebrar a relação do utilizador que atravessa a ponte com a estrada paralela, em termos de ruído sonoro e visual, direcionando a atenção dos peões para o lago e campo de golfe adjacentes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta