"A arquitetura é uma indústria muito dura, dominada por homens, não apenas nos estúdios, como também entre promotores imobiliários e construtores". Zaha Hadid fez esta afirmação numa entrevista ao diário britânico "The Guardian" em 2013... e sabia perfeitamente do que falava. Como bem assegurava a primeira mulher que ganhou o prestigiante prémio Pritzker, "a combinação de ser mulher imigrante, árabe, auto-suficiente e que fazia coisas raras que não me facilitaram nada as coisas".
Hadid nasceu em Bagdad (Iraque) em 1950. Licenciada em Matemáticas pela Universidade Americana de Beirute (Líbano) emigrou para o Reino Unido nos anos 70 para estudar na famosa Architectural Association School of Architecture de Londres. Filha de uma família endinheirada, a sua fortuna permitiu-lhe abrir o seu próprio estúdio em 1979.
Até mais de uma década depois não viu terminado o seu primeiro edifício, o IBA Housing de Berlín, completado em 1993. E apenas um ano depois concluiu o seu primeiro grande projeto, a Estação de Bombeiros Vitra, também na Alemanha.
A partir de então, a carreira de Hadid despegou com mais de trinta grandes projetos terminados até ao seu falecimento a 31 de março de 2016 aos 65 anos.
O seu legado, além do seu caraterístico estilo que parecia desafiar a geometria, transcende os seus edifícios: demonstrou aos homens que as mulheres podem ser tão boas arquitetas como eles.
Estação de Bombeiros Vitra (1993) - Weil am Rhein, Alemanha
Centro de Arte Contemporâneo Rosenthal (1998) - Cincinnati, Ohio
Estacionamento e Terminal Hoenheim Norte (2001) - Estrasburgo, França
Plataforma de saltos de esqui Bergisel (2002) - Innsbruck, Áustria
Centro de Ciência Phäno (2005) - Wolfsburgo, Alemanha
Teleférico Nordkettenbahn (2005) - Innsbruck, Áustria
Centro BMW (2005) - Leipzig, Alemanha
Museo MAXXI das artes do século XXI (2009) – Roma, Itália
Ópera de Guangzhou (2010) - Guangzhou, China
Centro Aquático das Olimpíadas de Londres (2011) - Londres, Reino Unido
Centro Cultural de Heydar Aliyev (2013) - Bacu, Azerbaijão
Centro Cultural de Heydar Aliyev (2013) - Bacu, Azerbaijão
Messner Mountain Museum Corones (2015) - Plan de Corones, Itália
Para poder comentar deves entrar na tua conta