Comentários: 0
O casal de artistas que não podia comprar casa e que construiu uma... ilha flutuante
autorizado

Artigo escrito por Hoja de Router, coloborador do idealista/news

Em pleno mar e rodeados de natureza, Wayne Adams e Catherine King vivem numa ilha flutuante construída por eles mesmos. Longe da civilização, o casal conseguiu realizar o sonho de muitos naturalistas e artistas ao construir uma casa flutuante autossuficiente, amiga do ambiente e protegida pelo “manto verde” da Colúmbia Britânica, uma província canadiana na costa do Oceano Pacífico.

Adams e King, marido e mulher, vivem há mais de 20 anos na ilha. Ambos tinham o objetivo de fazer o que realmente gostam e, ao não poder viver da sua arte, não conseguiriam comprar uma casa. Nesse sentido, abraçaram esta arriscada aventura de construir e viver numa complexa e bela construção, com cores brilhantes e sem qualquer tipo de luxos.

O casal de artistas que não podia comprar casa e que construiu uma... ilha flutuante

“A sobrevivência era a nossa única oportunidade de ter algo como artistas”, explica Adams num documentário realizado pela promotora Great Big Story. Freedom Cove, como o casal batizou esta ilha flutuante, pesa 500 toneladas e mantém-se fixa através de simples cordas atadas às árvores que se encontram nas imediações. A única forma de entrar e sair do recinto é por água.

A ilha tem até 12 plataformas flutuantes nas quais se encontram espaços muito diferentes, como por exemplo uma pista de dança, uma galeria de arte e algumas estufas, que são a fonte de alimentação de Adams e King – lá são cultivados vegetais, legumes e árvores de fruto.

À exceção de um gerador que produz eletricidade, o casal vive há mais de 20 anos de forma totalmente autossustentável. Além da comida que “nasce” nas estufas, Wayne Adams “faz-se” ao mar em busca de peixe: por vezes, em menos de dez minutos está de regresso a casa, devido à riqueza da fauna existente. No verão abastecem-se com a água da chuva e no resto do ano recorrem a uma cascata existente nas redondezas.

O casal de artistas que não podia comprar casa e que construiu uma... ilha flutuante

Além da pesca e do cultivo de alimentos, Wayne e King dedicam-se à criação de esculturas que adornam a casa. Além de esculpir figuras, Catherine pinta e escreve poesia. Toda uma vida boémia e simples em plena natureza. “Não consigo imaginar viver de outra maneira, confessa, afirmando que se sente “completamente realizada”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta