
O objetivo é produzir mil litros de leite por dia de alta qualidade. Para isso, uma empresa de Roterdão, na Holanda, tem em curso um projeto de construção de uma quinta flutuante dedicada à produção de laticínios. Implicando um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros o projeto da Beladon tem em vista a criação de um espaço com 1.200 metros quadrados, onde possam viver felizes e saudáveis 40 vacas leiteiras.
A Beladon, que já desenvolveu vários projetos flutuantes, tem como objetivo com esta quinta dar resposta à falta de “espaço para a produção tradicional de alimentos” surgiu naturalmente. Este projeto deverá ser inaugurado em janeiro de 2017.
Experiente em construir projetos flutuantes, a Beladon juntou-se à quinta Uit Je Eigen Stad (Da Sua Cidade), um projeto que promove a agricultura em Roterdão, à empresa de laticínios Courage e ao fundo SOFIE, do porto de Roterdão. A estrutura será construída em betão, que é leve e flutuante.
A quinta flutuante tem várias preocupações ecológicas: além de painéis solares no topo, para produzir energia para os processos de produção dos laticínios, o esterco será usado na própria quinta ou enviado para outras quintas, próximas do local. A urina das vacas será purificada, e transformada em água, que será utilizada para fazer crescer plantas na plataforma.
Para poder comentar deves entrar na tua conta