Comentários: 0
Europa sem espaço de escritórios para quem quer sair de Londres
wikimedia_commons

Há bancos a planear abandonar Londres, na sequência do Brexit, mas deparam-se agora com um problema logístico. Nas principais capitais europeias há falta de espaço de escritórios disponível para acolher os milhares de trabalhadores que implica a saída da City. Nas zonas nobre de cidades como Paris, Frankfurt ou Amesterdão a oferta deste tipo de imóveis está no nível mais baixo da última década, segundo dados da Savills Plc, de Dublin, citados pela Bloomberg. 

“Não há um sucessor imediato de Londres”, diz Matthew Fitzgerald, representante da imobiliária para o mercado europeu, citado pela Bloomberg e antecipando que “levará alguns anos para ver um cluster financeiro a uma escala semelhante”. 

Na La Defense, em Paris, existem apenas 8 espaços de escritórios com capacidade para receber 2 mil funcionários ou mais. Em Frankfurt, apenas 5 espaços. Em Dublin, Madrid ou Amesterdão não há espaço disponível com essas caraterísticas, apenas um espaço de escritório em cada uma das capitais europeias, com conclusão prevista em 18 meses. 

Dada a escassez de oferta de espaços, os bancos estão a equacionar dispersar os colaboradores por uma série de cidades europeias, segundo diz ainda a agência de notícias.

Esta situação, escreve o Dinheiro Vivo, afeta particularmente as instituições financeiras norte-americanas que têm a maioria da sua operação europeia sedeada em Londres: 87% dos colaboradores estão em Londres que representa 78% da atividade de mercados na Europa, segundo o think tank New Financial. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade