Comentários: 0

O destino de Zhang Xin era tornar-se camponesa, um trabalho que se tornou popular na China durante a Revolução Cultural de Mao, época em nasceu. Mas o futuro tinha-lhe reservado outros planos. A China evoluiu e hoje em dia Xin está a trabalhar como promotora imobiliária, conseguindo tornar-se numa das personalidades mais importantes de Pequim. A fortuna que conseguiu acumular já ultrapassa os 3.000 milhões de dólares (2.500 milhões de euros).

Zhang Xin: a mulher que acumula fortuna sendo uma das maiores promotoras imobiliárias do mundo
Mark Leong

Xin, juntamente com o marido Pan Shiyi, é a responsável pela promotora imobiliária SOHO, que mudou a paisagem urbana de Pequim. Converteu as áreas comerciais em locais modernos, remodelou os centros de escritórios ao mais puro estilo londrino e investiu em grandes e verdadeiros apartamentos de luxo. Esta mulher de 52 anos é a única cuja fortuna e relevância estão em pé de igualdade com a de outros magnatas imobiliários, todos eles homens, e que fazem parte das listas da revista Forbes.

"Na China de Mao havia apenas uma cor: cinzento", explicou recentemente Xin em entrevista à CNBC. O braço direito da SOHO, que estudou na Universidade de Cambridge (Reino Unido), transformou essa visão uniforme de Mao, construindo uma Pequim moderna e colorida, com amostras da melhor arquitetura do mundo.

O Galaxy Soho, um complexo comercial desenhado pelo arquiteto iraniano Zaha Hadid, é um exemplo do forte desenvolvimento imobiliário da China. A espécie de mola aerodinâmica branca e elegante, que já recebeu prémios, foi construída numa área que está a sofrer grandes mudanças em Pequim. 

Zhang Xin: a mulher que acumula fortuna sendo uma das maiores promotoras imobiliárias do mundo
Soho

Zhang Xin: a mulher que acumula fortuna sendo uma das maiores promotoras imobiliárias do mundo
Hufton+Crown

Apesar das complexidades associadas ao crescimento urbano, Xin tornou-se numa das mais importantes personalidades de uma China que quer mostrar-se ao mundo tecnologicamente avançado, como cidade virada para o futuro.

A SOHO foi fundada em 1995 e sofreu vários problemas de financiamento, até que em 2007 se tornou pública e começou a construir novos espaços em Pequim e Xangai pela mão dos melhores arquitetos do mundo. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta